Ir para o conteúdo principal
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Você acessou como visitante (
Acessar
)
4300459 - Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Física (2023)
Início
Ambientes
2023
IF
430
4300459-2023
História da Internet, Plataformas e Governança
Mapa de cabos submarinos de internet
Mapa de cabos submarinos de internet
Clique em
Mapa de cabos submarinos de internet
para abrir o recurso.
◄ Apresentação Internet e Plataformas I e II
Seguir para...
Seguir para...
Avisos
Eventos síncronos sexta-feira 19h
Fórum da disciplina
Painel de Progresso
Texto do Ewout sobre Tecnologia Educacional
Texto: como analisar tecnologia educacional
Autoavaliação: como analisar tecnologia educacional?
Atividade - Neutralidade ou viés em plataformas de busca
The Myth of Inevitability
Planejamento deste módulo
Apresentação - Intro à TecEd
Atividade auto-instrucional: Como funciona a internet?
Princípios para a Governança e Uso da Internet no Brasil do CGI
Exercícios sobre Internet, Plataformas e Governança
Atividade: criar uma página HTML simpes usando um editor de texto
Atividade: criar "presença" na rede
Apresentação Internet e Plataformas I e II
Anotações do Módulo
Atividade IA para Educação
Apresentação TICs nas Escolas e IA
Texto: por que trabalhar em grupo?
Texto: Aprendizagem Colaborativa Online
Ler e assistir os recusos de um módulo de um curso sobre uso do Wikipedia em sala de aula
Vídeo (4 min) sobre trabalho em grupo
Instruções para a atividade Wikipedia
1. Criar conta no Wikipedia e Ler as Boas Vindas
2. Escolhe seu grupo para trabalhar numa página de Wikipedia
Tutorial do Wikipedia
Wikipedia de A a Z
Wikimedia em Sala de Aula
Apresentação da aula 5
Apresentação da aula 6 (Wikipedia)
Resultado da "tempestade de ideias" da aula 5
Guia para iniciantes do Moodle da USP
"Learning Design"
Vocabulário Moodle
Apresentação do Módulo AVA
Apresentação da Oficina Moodle da USP
Qual Ferramenta usar?
Apresentação da Oficina Avaliação
Fazer um videoaula: "boas práticas" e princípios baseado em pesquisa
(complementar) Referências sobre Aprendizagem Multimidia (em inglês)
Exemplos de Video Aulas
Apresentação da aula 7
Anotações para a aula 7
Diferenças Pedagógicas entre Mídias
Aulas do "Youtube Academy"
Playlist "como fazer videoaula" da SEE
"Como fazer" de estudio de animação profissional
Material sobre Recursos Educacionais Abertos
Guia de bolso REA
Avaliação formativa: Direitos Autorais e Licenças
Atividade: copiar e modificar um H5P
Notas da aula compartihar conteúdo
Iniciativa Educação Aberta
Guia Direito Autoral e Educação Aberta e a Distância: Perguntas e Respostas
Dicas para criar questões engajadoras
Ferramentas de avaliação em Moodle
Avaliação e Provas usando Moodle
Avaliação em Educação a Distância
Apresentação da Oficina Avaliação
Encaminhamento do trabalho final
Avaliação por pares do Trabalho Final
Anotações do Módulo ►