Pergunta disparadora: como tornar “Fórum” uma atividade de aprendizagem mais atrativa?

(contexto: usar Fórum em ambientes online é muito difícil: alunos não gostam, não participam, prefirem conversar via WhatsApp ou qq outra coisa que não seja o AVA…)

https://docs.google.com/document/d/1WsLXF0LL1bvp48dIeZ5GOWLfoltGGZoCDjCZlw9274g/edit

"

  • Mais praticidade para acessar o fórum e deixar a maior.

    • Obs.: Para acessar um Fórum, precisamos entrar no site da disciplina e buscar o Fórum. Quando utilizamos o WhatsApp, o acesso é muito mais rápido.


  • Mais facilidade de inserir mensagens (postar ideias menos estruturadas).


  • Tópicos polêmicos para gerar engajamento dos estudantes.

    • Obs.: Todos os estudantes dão a sua opinião, mas não necessariamente debaterem entre si. O intuito é que todos apresentem seus argumentos, e os outros possam aumentar sua bagagem de conhecimento.

  • Textos prontos para enviar, para expressar ideias, tipo no WhatsApp.


  • Uma possível ideia é tornar o fórum mais próximo do modelo de redes sociais aos quais estamos acostumados, isto é, todos leem as postagens de todos e podem engajar com um like caso concordem, ou então contra argumentarem. Dessa forma, seria possível chamar mais atenção ao professor e aos outros membros da turma o caminho da discussão que gera mais engajamento. 


  • Grupos de discussão para escreverem sobre os tópicos polêmicos.

"


https://docs.google.com/document/d/1SEUtrxTj9cjh3I_6gSWE81ZzD_OGvAdZKsHE57amRi0/edit

"

- A interface dificulta a experiência do usuário, é difícil de acessar. Seria interessante criar um aplicativo “Fórum do Moodle”, assim como o Facebook fez com o Messenger. Uma coisa que facilitaria também é melhorar a plataforma para celular, pq o moodle no celular é um caos, e se a ideia do fórum é ser algo mais rápido e troca de ideias ele deveria funcionar melhor em celular, porque aí a pessoa não precisa estar na casa dela ou com um notebook para contribuir


- Abrir o moodle para visualização externa à comunidade USP para tentar aumentar a popularidade da plataforma.


- Habilitar notificações em tempo real das respostas às postagens no fórum.

"


https://docs.google.com/document/d/1MbhTsvpkT-bJZAlI6loYP0lMgIuA2mjfIqsXKQlmugE/edit

"

Sugestões: 

  • Tornar o fórum obrigatório.

  • Funcionou durante a pandemia para arrumar grupos. 

  • Melhorar a interface (ser mais próxima das tecnologias que o aluno está acostumado)

Anonimizar o nome dos alunos nas publicações (exceto para o professor)
"

https://docs.google.com/document/d/1yKISlKu4XClKhQC2o19ugfbEMUySXMF9DrSSD8fEIAo/edit

"Na discussão, o grupo comentou sobre atividades que possam estimular mais a criatividade do alunos. Dando-lhes suporte e liberdade para explorarem seus pontos de vista e argumentar num debate. Foi comentado também sobre a Identificação com a temática trabalhada, o aluno possui um interesse maior caso a atividade esteja relacionada com o cotidiano dele. Busca entender o porquê determinada discussão possa a ser benéfica na sua formação. Por fim, pensou-se em trazer à tona assuntos polêmicos, que possam gerar um debate enriquecedor entre os alunos."



Última atualização: sexta-feira, 15 set. 2023, 20:24