Kachel Name Beschreibung
Poster Painel de Progresso

Para os recursos e as atividades com "conclusão" configurados, pode aqui acompanhar se concluiu ou não.

Introdução à Tecnologia Educacional Datei Texto do Ewout sobre Tecnologia Educacional
Datei Texto: como analisar tecnologia educacional

Deste artigo ("Integração de Tecnologia Educacional na USP", publicado aqui: DOI), é preciso ler somente a segunda seção, chamada "Como analisar a integração de Tecnologia Educacional).

Em seguida, faça a autoavaliação "Análise de Tecnologia Educacional".

Link/URL The Myth of Inevitability
Margaret Heffernan resume o mito de inevitabilidade de forma sarcástica: “...o futuro pode não ter acontecido ainda, mas já foi decidido”. Nesta visão equivocada a meta não é participação, é submissão a futuros que outros já decidiram.

Neste podcast (em inglês) de 10 min, a Margaret Heffernan resume e critica um certo discurso utópico de tecnólogos e empreendedores, que revela um determinismo tecnológico, muitas vezes proferido aparentemente em interesse próprio. 
Link/URL Planejamento deste módulo
Link/URL Apresentação - Intro à TecEd
História da Internet, Plataformas e Governança Link/URL Princípios para a Governança e Uso da Internet no Brasil do CGI
Link/URL Apresentação Internet e Plataformas I e II
Link/URL Mapa de cabos submarinos de internet
Link/URL Anotações do Módulo
TICs e IA nas Escolas Link/URL Apresentação TICs nas Escolas e IA
Aprendizagem Colaborativa e Wikipedia Link/URL Texto: por que trabalhar em grupo?

Um texto (traduzido para o português) de Tony Bates, um de uma série de posts sobre como desenhar ambientes de aprendizagem online. Neste texto ele destaca a importância do trabalho em equipe na hora de criar espaços de aprendizagem online. Docentes e especialistas de vários tipos devem aprender colaborar.

Note, porém, que a ênfase neste texto é na importância do trabalho em equipe e a divisão de tarefas ("cada um faz sua parte"). Como foi dito no vídeo do Prof. Leonardo Lago acima, isso é colaboração também, mas um pouco diferente do que um processo dialógico onde conhecimento é construído pelo processo de argumentação e debate.

Datei Texto: Aprendizagem Colaborativa Online

Capítulo 4 do livro Educar na era digital do Tony Bates (2015).

Ler seção 4.4  (páginas 163-171). 

Textseite Ler e assistir os recusos de um módulo de um curso sobre uso do Wikipedia em sala de aula
Textseite Instruções para a atividade Wikipedia
Textseite 1. Criar conta no Wikipedia e Ler as Boas Vindas

Instruções para criar uma conta no Wikipedia

Link/URL Tutorial do Wikipedia

Esta atividade é opcional, mas altamente recomendado para quem pretende participar mais seriamente do Wikipedia.

Datei Wikipedia de A a Z
Datei Wikimedia em Sala de Aula
Link/URL Apresentação da aula 5
Link/URL Apresentação da aula 6 (Wikipedia)
Textseite Resultado da "tempestade de ideias" da aula 5
Ambientes Virtuais de Aprendizagem Link/URL Guia para iniciantes do Moodle da USP
Link/URL Apresentação do Módulo AVA
Link/URL Apresentação da Oficina Moodle da USP
Link/URL Qual Ferramenta usar?

Uma apresentação interessante das funcionalidades do Moodle: escolhe o tipo de atividade didática que quer implementar (colunas do matriz) e leia quais recursos do Moodle correspondem ou são adequados (linhas do matriz).

Link/URL Apresentação da Oficina Avaliação

Slides da apresentação para uma oficina avaliação que ministrei recentemente

Videoaulas Textseite Fazer um videoaula: "boas práticas" e princípios baseado em pesquisa

Fazer um videoaula: boas práticas

Textseite (complementar) Referências sobre Aprendizagem Multimidia (em inglês)

Textseite Exemplos de Video Aulas


Link/URL Apresentação da aula 7
Link/URL Anotações para a aula 7
Datei Diferenças Pedagógicas entre Mídias

Capítulo 7 da tradução em português do livro Educar na era digital. Veja a versão atual deste capítulo.

Link/URL Aulas do "Youtube Academy"
Link/URL Playlist "como fazer videoaula" da SEE
Link/URL "Como fazer" de estudio de animação profissional
Compartilhar Conteúdo Textseite Material sobre Recursos Educacionais Abertos

Espere-se que pelo menos assiste o vídeo inteiro e dá uma olha por cima no outro material.

Datei Guia de bolso REA

Uma leitura rápido sobre Recursos Educacionais Abertas, expondo os conceitos básicos e colocando no seu contexto da cultura livre, software aberta e educação aberta. Autores: Débora Furtado, Tel Amiel (UnB) Fonte.

Textseite Atividade: copiar e modificar um H5P

Esta atividade é desenvolvida no seu ambiente de testes no e-Disciplinas, e faz parte do trabalho final da disciplina.

Link/URL Notas da aula compartihar conteúdo
Link/URL Iniciativa Educação Aberta

Veja em particular o FAQ

Datei Guia Direito Autoral e Educação Aberta e a Distância: Perguntas e Respostas

Rocha de Souza, AllanAmiel, Tel

Os objetivos deste Guia são elucidar dúvidas sobre o uso no ensino on-line do material protegido por direitos autorais e, ao mesmo tempo, tratar da proteção das gravações das aulas, com foco neste período excepcional e emergencial causado pela pandemia. Versões novas do Guia poderão ser lançadas com novas perguntas e respostas.

DOI

Avaliação em ambientes online Datei Dicas para criar questões engajadoras

Um guia simples (fonte G Docs) sobre como escrever boas questões avaliativas. Escrevi o documento para autores do conteúdo para um curso online, na tentativa de evitar os erros mais comum: alternativas muito improváveis, questões muito conteudistas (só dependem de memorização), etc.

Link/URL Avaliação e Provas usando Moodle

Ler as primeiras três seções (Tipos de avaliação, Avaliação durante uma pandemia e Avaliação usando Moodle)

Link/URL Avaliação em Educação a Distância

Vídeo no Youtube do João Mattar, um nome importante na área de EaD no Brasil

Link/URL Apresentação da Oficina Avaliação
Trabalho Final Textseite Encaminhamento do trabalho final