Mosaico Nombre Descripción
Póster Painel de Progresso

Para os recursos e as atividades com "conclusão" configurados, pode aqui acompanhar se concluiu ou não.

Introdução à Tecnologia Educacional Archivo Texto do Ewout sobre Tecnologia Educacional
Archivo Texto: como analisar tecnologia educacional

Deste artigo ("Integração de Tecnologia Educacional na USP", publicado aqui: DOI), é preciso ler somente a segunda seção, chamada "Como analisar a integração de Tecnologia Educacional).

Em seguida, faça a autoavaliação "Análise de Tecnologia Educacional".

URL The Myth of Inevitability
Margaret Heffernan resume o mito de inevitabilidade de forma sarcástica: “...o futuro pode não ter acontecido ainda, mas já foi decidido”. Nesta visão equivocada a meta não é participação, é submissão a futuros que outros já decidiram.

Neste podcast (em inglês) de 10 min, a Margaret Heffernan resume e critica um certo discurso utópico de tecnólogos e empreendedores, que revela um determinismo tecnológico, muitas vezes proferido aparentemente em interesse próprio. 
URL Planejamento deste módulo
URL Apresentação - Intro à TecEd
História da Internet, Plataformas e Governança URL Princípios para a Governança e Uso da Internet no Brasil do CGI
URL Apresentação Internet e Plataformas I e II
URL Mapa de cabos submarinos de internet
URL Anotações do Módulo
TICs e IA nas Escolas URL Apresentação TICs nas Escolas e IA
Aprendizagem Colaborativa e Wikipedia URL Texto: por que trabalhar em grupo?

Um texto (traduzido para o português) de Tony Bates, um de uma série de posts sobre como desenhar ambientes de aprendizagem online. Neste texto ele destaca a importância do trabalho em equipe na hora de criar espaços de aprendizagem online. Docentes e especialistas de vários tipos devem aprender colaborar.

Note, porém, que a ênfase neste texto é na importância do trabalho em equipe e a divisão de tarefas ("cada um faz sua parte"). Como foi dito no vídeo do Prof. Leonardo Lago acima, isso é colaboração também, mas um pouco diferente do que um processo dialógico onde conhecimento é construído pelo processo de argumentação e debate.

Archivo Texto: Aprendizagem Colaborativa Online

Capítulo 4 do livro Educar na era digital do Tony Bates (2015).

Ler seção 4.4  (páginas 163-171). 

Página Ler e assistir os recusos de um módulo de um curso sobre uso do Wikipedia em sala de aula
Página Instruções para a atividade Wikipedia
Página 1. Criar conta no Wikipedia e Ler as Boas Vindas

Instruções para criar uma conta no Wikipedia

URL Tutorial do Wikipedia

Esta atividade é opcional, mas altamente recomendado para quem pretende participar mais seriamente do Wikipedia.

Archivo Wikipedia de A a Z
Archivo Wikimedia em Sala de Aula
URL Apresentação da aula 5
URL Apresentação da aula 6 (Wikipedia)
Página Resultado da "tempestade de ideias" da aula 5
Ambientes Virtuais de Aprendizagem URL Guia para iniciantes do Moodle da USP
URL Apresentação do Módulo AVA
URL Apresentação da Oficina Moodle da USP
URL Qual Ferramenta usar?

Uma apresentação interessante das funcionalidades do Moodle: escolhe o tipo de atividade didática que quer implementar (colunas do matriz) e leia quais recursos do Moodle correspondem ou são adequados (linhas do matriz).

URL Apresentação da Oficina Avaliação

Slides da apresentação para uma oficina avaliação que ministrei recentemente

Videoaulas Página Fazer um videoaula: "boas práticas" e princípios baseado em pesquisa

Fazer um videoaula: boas práticas

Página (complementar) Referências sobre Aprendizagem Multimidia (em inglês)

Página Exemplos de Video Aulas


URL Apresentação da aula 7
URL Anotações para a aula 7
Archivo Diferenças Pedagógicas entre Mídias

Capítulo 7 da tradução em português do livro Educar na era digital. Veja a versão atual deste capítulo.

URL Aulas do "Youtube Academy"
URL Playlist "como fazer videoaula" da SEE
URL "Como fazer" de estudio de animação profissional
Compartilhar Conteúdo Página Material sobre Recursos Educacionais Abertos

Espere-se que pelo menos assiste o vídeo inteiro e dá uma olha por cima no outro material.

Archivo Guia de bolso REA

Uma leitura rápido sobre Recursos Educacionais Abertas, expondo os conceitos básicos e colocando no seu contexto da cultura livre, software aberta e educação aberta. Autores: Débora Furtado, Tel Amiel (UnB) Fonte.

Página Atividade: copiar e modificar um H5P

Esta atividade é desenvolvida no seu ambiente de testes no e-Disciplinas, e faz parte do trabalho final da disciplina.

URL Notas da aula compartihar conteúdo
URL Iniciativa Educação Aberta

Veja em particular o FAQ

Archivo Guia Direito Autoral e Educação Aberta e a Distância: Perguntas e Respostas

Rocha de Souza, AllanAmiel, Tel

Os objetivos deste Guia são elucidar dúvidas sobre o uso no ensino on-line do material protegido por direitos autorais e, ao mesmo tempo, tratar da proteção das gravações das aulas, com foco neste período excepcional e emergencial causado pela pandemia. Versões novas do Guia poderão ser lançadas com novas perguntas e respostas.

DOI

Avaliação em ambientes online Archivo Dicas para criar questões engajadoras

Um guia simples (fonte G Docs) sobre como escrever boas questões avaliativas. Escrevi o documento para autores do conteúdo para um curso online, na tentativa de evitar os erros mais comum: alternativas muito improváveis, questões muito conteudistas (só dependem de memorização), etc.

URL Avaliação e Provas usando Moodle

Ler as primeiras três seções (Tipos de avaliação, Avaliação durante uma pandemia e Avaliação usando Moodle)

URL Avaliação em Educação a Distância

Vídeo no Youtube do João Mattar, um nome importante na área de EaD no Brasil

URL Apresentação da Oficina Avaliação
Trabalho Final Página Encaminhamento do trabalho final