Mosaico | Nombre | Descripción |
---|---|---|
Painel de Progresso | Para os recursos e as atividades com "conclusão" configurados, pode aqui acompanhar se concluiu ou não. |
|
Introdução à Tecnologia Educacional | Texto do Ewout sobre Tecnologia Educacional | Texto publicado na Revista nº 65 – novembro 2021 do ADUSP. |
Texto: como analisar tecnologia educacional | Deste artigo ("Integração de Tecnologia Educacional na USP", publicado aqui: DOI), é preciso ler somente a segunda seção, chamada "Como analisar a integração de Tecnologia Educacional). Em seguida, faça a autoavaliação "Análise de Tecnologia Educacional". |
|
The Myth of Inevitability | Margaret Heffernan resume o mito de inevitabilidade de forma sarcástica: “...o futuro pode não ter acontecido ainda, mas já foi decidido”. Nesta visão equivocada a meta não é participação, é submissão a futuros que outros já decidiram. Neste podcast (em inglês) de 10 min, a Margaret Heffernan resume e critica um certo discurso utópico de tecnólogos e empreendedores, que revela um determinismo tecnológico, muitas vezes proferido aparentemente em interesse próprio. |
|
Planejamento deste módulo | ||
Apresentação - Intro à TecEd | ||
História da Internet, Plataformas e Governança | Princípios para a Governança e Uso da Internet no Brasil do CGI | |
Apresentação Internet e Plataformas I e II | ||
Mapa de cabos submarinos de internet | ||
Anotações do Módulo | ||
TICs e IA nas Escolas | Apresentação TICs nas Escolas e IA | |
Aprendizagem Colaborativa e Wikipedia | Texto: por que trabalhar em grupo? | Um texto (traduzido para o português) de Tony
Bates, um de uma série de posts sobre como desenhar ambientes de
aprendizagem online. Neste texto ele destaca a importância do trabalho
em equipe na hora de criar espaços de aprendizagem online. Docentes e especialistas de vários tipos devem aprender colaborar. Note, porém, que a ênfase neste texto é na importância do trabalho em equipe e a divisão de tarefas ("cada um faz sua parte"). Como foi dito no vídeo do Prof. Leonardo Lago acima, isso é colaboração também, mas um pouco diferente do que um processo dialógico onde conhecimento é construído pelo processo de argumentação e debate. |
Texto: Aprendizagem Colaborativa Online | Capítulo 4 do livro Educar na era digital do Tony Bates (2015). Ler seção 4.4 (páginas 163-171). |
|
Ler e assistir os recusos de um módulo de um curso sobre uso do Wikipedia em sala de aula | ||
Instruções para a atividade Wikipedia | ||
1. Criar conta no Wikipedia e Ler as Boas Vindas | Instruções para criar uma conta no Wikipedia |
|
Tutorial do Wikipedia | Esta atividade é opcional, mas altamente recomendado para quem pretende participar mais seriamente do Wikipedia. |
|
Wikipedia de A a Z | ||
Wikimedia em Sala de Aula | ||
Apresentação da aula 5 | Veja também as anotações da aula 5 |
|
Apresentação da aula 6 (Wikipedia) | ||
Resultado da "tempestade de ideias" da aula 5 | ||
Ambientes Virtuais de Aprendizagem | Guia para iniciantes do Moodle da USP | |
Apresentação do Módulo AVA | ||
Apresentação da Oficina Moodle da USP | ||
Qual Ferramenta usar? | Uma apresentação interessante das funcionalidades do Moodle: escolhe o tipo de atividade didática que quer implementar (colunas do matriz) e leia quais recursos do Moodle correspondem ou são adequados (linhas do matriz). |
|
Apresentação da Oficina Avaliação | Slides da apresentação para uma oficina avaliação que ministrei recentemente |
|
Videoaulas | Fazer um videoaula: "boas práticas" e princípios baseado em pesquisa | Fazer um videoaula: boas práticas |
(complementar) Referências sobre Aprendizagem Multimidia (em inglês) | ||
Exemplos de Video Aulas |
|
|
Apresentação da aula 7 | ||
Anotações para a aula 7 | ||
Diferenças Pedagógicas entre Mídias | Capítulo 7 da tradução em português do livro Educar na era digital. Veja a versão atual deste capítulo. |
|
Aulas do "Youtube Academy" | ||
Playlist "como fazer videoaula" da SEE | ||
"Como fazer" de estudio de animação profissional | ||
Compartilhar Conteúdo | Material sobre Recursos Educacionais Abertos | Espere-se que pelo menos assiste o vídeo inteiro e dá uma olha por cima no outro material. |
Guia de bolso REA | Uma leitura rápido sobre Recursos Educacionais Abertas, expondo os conceitos básicos e colocando no seu contexto da cultura livre, software aberta e educação aberta. Autores: Débora Furtado, Tel Amiel (UnB) Fonte. |
|
Atividade: copiar e modificar um H5P | Esta atividade é desenvolvida no seu ambiente de testes no e-Disciplinas, e faz parte do trabalho final da disciplina. |
|
Notas da aula compartihar conteúdo | ||
Iniciativa Educação Aberta | Veja em particular o FAQ |
|
Guia Direito Autoral e Educação Aberta e a Distância: Perguntas e Respostas | Rocha de Souza, Allan; Amiel, Tel Os objetivos deste Guia são elucidar dúvidas sobre o uso no ensino on-line do material protegido por direitos autorais e, ao mesmo tempo, tratar da proteção das gravações das aulas, com foco neste período excepcional e emergencial causado pela pandemia. Versões novas do Guia poderão ser lançadas com novas perguntas e respostas. |
|
Avaliação em ambientes online | Dicas para criar questões engajadoras | Um guia simples (fonte G Docs) sobre como escrever boas questões avaliativas. Escrevi o documento para autores do conteúdo para um curso online, na tentativa de evitar os erros mais comum: alternativas muito improváveis, questões muito conteudistas (só dependem de memorização), etc. |
Avaliação e Provas usando Moodle | Ler as primeiras três seções (Tipos de avaliação, Avaliação durante uma pandemia e Avaliação usando Moodle) |
|
Avaliação em Educação a Distância | Vídeo no Youtube do João Mattar, um nome importante na área de EaD no Brasil |
|
Apresentação da Oficina Avaliação | ||
Trabalho Final | Encaminhamento do trabalho final |