1.    Justificativa

No planejamento e desenvolvimento de peças sólidas, produtos simples e complexos, compostos por diversas peças e dispositivos, a seleção dos materiais ideais para cada uma das partes componentes, assim como do melhor processo de fabricação é fundamental para o sucesso de um projeto/produto.

Em Ciência e Engenharia de Materiais, é bastante conhecida a inter-relação entre a estrutura, processamento, propriedades e desempenho dos materiais, sejam eles naturais ou artificiais, desenvolvidos para desempenhar uma ou mais funções específicas. Vale destacar que o processamento depende das propriedades e composição da matéria-prima e das propriedades exigidas para o produto final. Por outro lado, os parâmetros selecionados para o processo de fabricação têm a capacidade de modificar as fases presentes e microestrutura dos materiais, o que permite prever e controlar as propriedades do produto final e seu comportamento durante o uso.

As propriedades de um material referem-se às respostas do mesmo frente à uma solicitação externa, seja ela de natureza mecânica, elétrica, química ou térmica, dentre outras. Além disso, a microestrutura, definida por um conjunto de características como tipo, distribuição e morfologia das fases cristalinas e amorfas e defeitos, exerce um papel fundamental no comportamento dos materiais durante as etapas do processo de fabricação, nos valores de suas propriedades e desempenho ao longo da vida útil das peças fabricadas, assim como o tempo de vida útil e potencial de reciclagem das mesmas.

Pode-se afirmar que, no setor produtivo e na área de pesquisa em materiais, o conhecimento e capacidade de analisar as propriedades dos materiais é imprescindível nas áreas de controle de qualidade da matéria-prima, das etapas do processo de fabricação e do produto final. A habilidade em selecionar as propriedades de interesse e respectivas técnicas de caracterização, é essencial no sucesso do desenvolvimento de todo o ciclo de produção de insumos, peças simples e produtos sofisticados, nos mais diversos setores industriais, incluindo mineração, fabricação de produtos siderúrgicos, da construção civil, peças automotivas e para o setor de transporte em geral, sistemas e dispositivos eletro-eletrônicos, biomateriais e da área de energia, entre outros.

O Departamento de Engenharia de Materiais, da Escola de Engenharia de Materiais conta com laboratórios de caracterização avançados e uma equipe de professores com sólida formação na área de Materiais, em particular nas áreas de caraterização mecânica, estrutural e térmica. Por ser um departamento de engenharia, cremos ser fundamental a interação com o setor produtivo e outras instituições e profissionais de outras áreas, para análise de outras realidades e evolução do conhecimento básico e aplicada da área de caracterização de materiais. Pretende-se, a partir desse curso, exercer a função de extensão, função essa primordial da universidade. Além da difusão do conhecimento, tencionamos estabelecer parcerias com os participantes, com objetivo de estabelecer sinergia com novos parceiros.

O curso terá duração de 21 meses, contendo 06 disciplinas, e será oferecido nas instalações do SMM-EESC-USP.

 

2.    Público alvo

O público alvo são engenheiros, físicos, químicos e matemáticos interessados em aprofundar seus conhecimentos nos métodos de caracterização mais empregados na análise de problemas de engenharia.

 

3.    Objetivos

Apresentar o princípio de funcionamento, interpretação de resultados obtidos, aplicações e estado da arte de técnicas de caracterização de materiais de engenharia, incluindo técnicas de análise microestrutural, análise térmica,  difratometria de raios-X, de modo a possibilitar ao aluno a execução e a análise dos métodos de análise de maneira autônoma na solução de problemas práticos na indústria e na pesquisa.