A disciplina visa oferecer aos alunos de Doutorado uma formação mais abrangente, atualizada e avançada sobre diferentes temas da Genética e do Melhoramento.


Tópico deste semestre: Fenotipagem de alto rendimento à campo (FB-HTP)

Importância: a necessidade de informação fenotípica de grande número de indivíduos com alta qualidade e baixo custo alavancou o desenvolvimento desta nova área do conhecimento. Este campo de pesquisa é a ponte entre a extensiva quantidade de dados genômicos disponíveis e o oneroso e demorado processo de fenotipagem. Desta forma, além da obtenção de informação fenotípica para uso direto, o emprego holístico de abordagens de alto rendimento para a mensuração dos fenomas pode levar ao uso mais eficiente do conhecimento genômico e aumentar a eficiência dos programas de melhoramento.

Conteúdo: Princípios do sensoriamento remoto, planejamento de experimentos e coleta de dados; índices e bandas espectrais e suas aplicações, equipamentos e seus usos, desenvolvimentos de algoritmos e principais softwares e app usados para o processamento de imagens e coleta de dados em HTP.

Horário: segundas-feiras, 9-12.

Período: 21/08 a 04/12/2017

Local: a definir

Docente responsável: Roberto Fritsche-Neto (roberto.neto@usp.br)

Forma de avaliação: apresentação de um seminário, um artigo e uma intenção de pesquisa (pequeno projeto com no máximo 4 paginas)