Conteúdo (2.º semestre de 2024):

Neste semestre, o objeto de investigação será as formas da violência na conquista de terras e na extração de trabalho durante os processos de conquista e colonização da América. Quais foram as formas de conquista das terras americanas? Por quais procedimentos políticos e jurídicos a propriedade da terra e o seu governo foi outorgada ao conquistador ou aos favorecidos pelos reinos europeus? Como a violência contribuiu para desfazer os vínculos comunitários das comunidades originárias? Que novas formas essa violência assumiu, em seguida, na formação e na reprodução da sociedade colonial em instituição e instituída? Como os grupos de interesse disputaram sobre as formas e sobre o controle do uso da violência, nos diversos momentos da conquista e da colonização? Por outro lado, como as sociedades nativas reagiram a tais processos? Procuraremos responder a essas questões retirando evidências das fontes primárias para, em seguida e com base nelas, abordar a historiografia de maneira crítica.

Programa:

I. Apresentação do programa; dinâmica de funcionamento do curso; introdução ao tema.

II. Grupos de interesse e disputa sobre as formas e sobre o controle do uso da violência na conquista da terra e na exploração do trabalho.

III. Formas do trabalho indígena na América. Distinção entre modalidade, regime e sistema de trabalho.

IV. Mecanismos e dinâmicas do tráfico e da exploração de escravos ameríndios: missões, guerra, comércio, legislação.

V. Reações das sociedades nativas à conquista das terras e às formas de exploração do trabalho: resistência, fuga, negociação, adaptação, colaboração.