A disciplina propõe contribuir para a formação dos alunos, introduzindo-os na história do Antigo Oriente-Próximo e dos mundos grego e romano. As problemáticas foram selecionadas em função de seu potencial para o debate historiográfico e para o estudo de conceitos fundamentais no recorte espaço-temporal proposto. Dar-se-á grande ênfase ao trabalho com as fontes documentais (escritas; cultura material; iconografia) e seus instrumentos de análise, bem como aos problemas do ensino de História Antiga no ensino fundamental e médio. Pretende-se que, ao longo deste curso, os alunos: (1) sejam capazes de desenvolver uma visão crítica dos discursos contemporâneos sobre a Antiguidade; (2) tenham contato com os problemas discutidos pela historiografia nacional e internacional sobre o mundo antigo; (3) desenvolvam uma compreensão das estruturas econômicas, sociais, politicas e culturais das sociedades antigas do Oriente Próximo e do Mediterrâneo, bem como de suas transformações ao longo do tempo; (4) familiarizem-se com os métodos da análise documental e com a diversidade de fontes sobre o período e (5) reflitam sobre as possibilidades analíticas, os temas de trabalho e as estratégias de ensino da História Antiga na sala de aula. O curso compreenderá atividades de organização e de apresentação de seminário, atividades de análise de livros didáticos e revisão dos conteúdos do ensino médio, conforme referências curriculares.
- Docente: Julio Cesar Magalhaes de Oliveira