A partir de conceitos-chave como geração e curso de vida, a disciplina focalizará estudos sobre juventude, objetivando compreender: i- os processos de aprendizagem das normas de gênero, da sexualidade e as experiências sexuais juvenis na contemporaneidade; ii- as modalidades de interação afetivo-sexual na atual geração de adolescentes e jovens; iii- a construção e o impacto das políticas públicas em saúde sexual e reprodutiva para a população juvenil; iv- as relações e saberes que circulam a partir de tecnologias e plataformas digitais; v- as estratégias de gerenciamento de riscos e de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis da população juvenil; vi- as particularidades das experiências sexuais e preventivas em função da intersecção entre marcadores sociais da diferença, tais como gênero, raça, renda, religião e nacionalidade; vii- as repercussões da pandemia de COVID-19 sobre a sociabilidade e a saúde dos jovens. Ao debater trabalhos de diferentes campos disciplinares que articulam sexualidade, geração, juventude e saúde, tomando como ponto de partida a compreensão da sexualidade como dimensão da subjetividade atravessada por processos políticos, culturais e históricos mais amplos, a disciplina visa contribuir para a formação de pesquisadores do ampla área de ciências sociais em saúde capazes de reconhecer a diversidade de demandas, experiências e repertórios sexuais, conjugais e de gênero e de adotar um olhar crítico acerca de políticas públicas universalistas e prescritivas. Assim, o curso buscará fomentar reflexões sobre as diferenças e desigualdades sociais, étnico-raciais, culturais, geracionais e de gênero que atravessam a sexualidade e a sociabilidade juvenil.
- Docente: Antonio Cerdeira Pilao
- Docente: Cristiane da Silva Cabral
- Docente: Julio Assis Simoes