Gerais: Compreender fundamentos teóricos do campo da Educação Especial, Educação de
Surdos e desenvolver noções básicas de Língua Brasileira de Sinais, que colaborem na
formação inicial de professores das diferentes áreas do conhecimento, para atuação nos
processos de ensino e aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Específicos:
- Compreender os conceitos historicamente construídos sobre educação especial, educação
inclusiva e pessoas com deficiência bem como suas implicações atuais para a prática
pedagógica.
- Compreender as políticas educacionais e as legislações voltadas para a educação especial
brasileira em seus contextos históricos.
- Discutir e diferenciar os papéis dos professores regentes, professores especialistas no campo
da educação especial, intérpretes de Libras e demais profissionais envolvidos no processo de
inclusão escolar.
- Compreender fundamentos das diferentes abordagens da educação de surdos, nas suas
dimensões: histórica, social, cultural, educacional e linguística.
- Compreender os fundamentos da educação bilíngue de surdos e da língua brasileira de sinais
(Libras).
- Desenvolver noções básicas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) conforme Decreto n°
5.626/2005.
- Docente: Corina de Albuquerque e Silva