Geral: A disciplina Fundamentos Antropológicos da Educação tem como objetivo refletir e investigar as relações entre a sociedade, o indivíduo e a cultura, na contemporaneidade, focalizando com especial relevo a \"educação\" e a \"escola\", suas funções e relações com a sociedade, o conhecimento e a construção de identidades pessoais, sociais e culturais. Específicos: a) Apresentar diferentes abordagens do conceito de cultura no pensamento antropológico, focalizando os temas que relacionam antropologia e educação. b) Oportunizar o debate sobre o papel da diversidade cultural na prática pedagógica. c) Favorecer a compreensão crítica dos aspectos sociais, históricos, culturais, educacionais e econômicos da comunidade onde se insere a escola. d) Refletir sobre o multiculturalismo, pluralidade cultural, igualdade, diferença e educação em uma perspectiva antropológica. e) Analisar a cultura da escola: ritos, rituais e práticas escolares.

 Métodos utilizados: Aulas expositivas; Seminários; Debates coletivos; Utilização de material audiovisual (filmes, documentários, slides etc.);

Atividades discentes: Realização das leituras programadas, apresentação de um seminário escolhido entre os que estão indicados na bibliografia, participação nas discussões em sala de aula.

Critérios de avaliação da aprendizagem: 1) Realização de um seminário (em grupo), 2) um trabalho de conclusão da disciplina (individual ou em dupla) sobre a bibliografia do curso e as discussões em aula.

Composição da média final: Trabalho de Conclusão (5,0) + Seminário = (A) 2,5 e (D) 2,5 = 5,0 Avaliação do Seminário: Grupo apresentador - apresentação do conteúdo – autor, entregar o resumo do seminário (1 página) no dia da apresentação. O grupo debatedor deve entregar as questões formuladas no dia da apresentação. A não entrega do resumo e das questões no dia da apresentação diminui um ponto da avaliação final do seminário.

Prova de Recuperação – TODOS OS TEXTOS DA DISCIPLINA.