Geral : Subsidiar e preparar os alunos para o planejamento e a programação de curso de ciências e propiciar-lhes a vivência e a reflexão da prática docente. Específicos : · conhecer as diferentes propostas de ensino de ciências, analisando os currículos, textos didáticos e materiais de ensino de ciências. · conhecer as condições em que se realiza o ensino de ciências e as práticas pedagógicas na de ciências na escola fundamental. · caracterizar o conhecimento científico, diferenciando-o de outras formas do conhecimento e identificar as áreas das Ciências Naturais - Biologia, Química, Física e Geologia e seus diferentes objetos de estudo - sua natureza e estrutura. · conhecer o(s) método(s) científico(s) e os métodos de ensino de ciências. · selecionar, investigar e aprofundar temas de ciências, que possuam relevância científica e social. · conhecer as concepções prévias dos alunos sobre esses temas, para elaborar um \"Projeto de Ensino\". · discutir as implicações das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de ciências. · conhecer as etapas do processo de ensino e aprendizagem em Ciências, para definir objetivos, conteúdos, métodos de ensino e avaliação adequados às condições da realidade escolar e dos alunos. · elaborar o \"Projeto de Ensino\" sobre o tema de ciências escolhido. · conhecer e experimentar diferentes recursos e materiais didáticos: textos, materiais áudio-visuais, materiais de laboratório, multimídia, informática, etc., para aplicação na escola. · organizar aulas e atividades de ensino, pesquisar e produzir materiais de ensino e pedagógicos, visando a aplicação do \"Projeto de Ensino\" na escola. · aplicar o \"Projeto de Ensino\" na escola e vivenciar a prática docente em suas várias etapas do processo de ensino e aprendizagem: do planejamento às aulas.