Geral: Subsidiar e preparar os licenciandos na elaboração de Programas de Curso de Biologia e promover junto a eles a vivência da prática docente.
Específicos:
Conhecer as condições em que se realiza o ensino de Biologia, para desenvolver programas de curso adequados às condições reais de ensino.
Conhecer a realidade do aluno, para desenvolver programas de curso voltados para o seu cotidiano.
. Conhecer as características de aprendizagem do aluno, para desenvolver programas de curso adequados ao seu desenvolvimento intelectual.
. Conhecer as concepções prévias dos alunos, para desenvolver programas de curso que tenham como ponto de partida o conhecimento inicial que os alunos possuem sobre um tema escolar.
. Caracterizar o conhecimento científico, diferenciando-o de outras formas de conhecimento e discutir o(s) método(s) científico(s).
. Identificar as diferentes áreas das Ciências Naturais - Biologia, Química, Física e Geologia e seus diferentes objetos de estudo; destacar a Ciência Biológica neste contexto - sua natureza e estrutura.
. Conhecer e experimentar os diferentes métodos científicos usados na área de Biologia, tais como: experimentação, trabalho de campo, herborização, preparação de lâminas, insetário, etc.
. Aprofundar o conhecimento biológico: da produção à transmissão.
. Discutir as relações entre Ciência e Sociedade, como pressuposto para programar o ensino de Biologia.
. Conhecer as diferentes etapas do processo de ensino-aprendizagem em Biologia, para definir objetivos, conteúdos, métodos de ensino e avaliação adequados às condições da realidade escolar e dos alunos.
- Docente: Clarice Sumi Kawasaki
- Docente: Daniela Cassia Sudan