• Contribuir para capacitação de pesquisadores para realizar apresentações claras e diferenciadas na língua inglesa em eventos internacionais. • Discutir aspectos gerais de apresentações em Congressos internacionais e estratégias para apresentações, respostas e discussões bem-sucedidas • Treinar por meio de simulação apresentações na língua inglesa destinadas à eventos internacionais • Discutir estratégias para visibilidade internacional da pesquisa em Reabilitação e Desempenho Funcional
A disciplina tem como objetivos discutir temas da Ética em Pesquisa com seres humanos e com animais, nos seus aspectos teóricos e práticos.

A disciplina Tópicos Especiais em Prática Docente: Preparação Pedagógica, Extensão e Pesquisa tem como objetivo capacitar o pós-graduando para a atuação docente no ensino superior, proporcionando uma formação crítica e reflexiva sobre os desafios contemporâneos da prática pedagógica na área da saúde. Essencial para aqueles que desejam aprimorar suas competências didáticas, a disciplina está alinhada às exigências acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão, fundamentais para a formação de docentes comprometidos com a excelência e a inovação no ensino superior.

Ao longo do curso, o pós-graduando terá contato com abordagens pedagógicas ativas e metodologias inovadoras, incluindo o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), inteligência artificial e tecnologias digitais aplicadas ao ensino. A disciplina também explora estratégias de avaliação formativa e desenvolvimento de materiais didáticos, promovendo a construção de experiências de ensino mais dinâmicas e alinhadas às Diretrizes Nacionais Curriculares.

Além da dimensão pedagógica, a disciplina enfatiza a pesquisa aplicada à prática docente e sua interface com a extensão universitária. O pós-graduando será incentivado a propor projetos de pesquisa vinculados à extensão, compreender os processos de avaliação de projetos pelas agências de fomento e desenvolver habilidades na elaboração de pareceres científicos para manuscritos e propostas de pesquisa.

Por meio da análise crítica dos desafios da docência no ensino superior e da experimentação prática no contexto educacional, esta disciplina fornece as bases para que o pós-graduando exerça a docência de forma qualificada, integrada e inovadora, contribuindo para a formação de futuros profissionais de saúde com uma visão ampliada e interdisciplinar.