Engenharia Hidráulica e Sanitária
Apresentar a fundamentação bioquímica e termodinâmica de processos anaeróbios. Integrar a fundamentação bioquímica com as estratégias de engenharia para aplicação de processos anaeróbios focados em recuperação de recursos de valor agregado. Identificar problemas comuns em digestores anaeróbios. Discutir diferentes aplicações de processos anaeróbios. Discutir a interação entre diferentes ciclos biogeoquímicos e mecanismos de toxicidade em processos anaeróbios. Modelagem de um sistema anaeróbio.
O objetivo da disciplina é apresentar a concepção e as principais unidades de estações de tratamento de águas residuárias, com enfoque nos processos aeróbios e nas tecnologias disponíveis e em desenvolvimento para remoção e recuperação de nutrientes.
Apresentar e discutir os conceitos básicos sobre o escoamento em rios com leitos móveis e a mecânica do transporte de sedimentos, definido as condições críticas de início de transporte, os diferentes tipos de transporte, processos fluviais de erosão e deposição, além de técnicas de campo e laboratório para caracterização do transporte sólido.
Desenvolver fundamentação teórica avançada e suas aplicações para estruturas hidráulicas utilizadas em aproveitamentos hídricos, barragens, usinas hidrelétricas e drenagem urbana.
Apresentar e discutir os diversos aspectos relativos às grandezas de caracterização da qualidade das águas naturais, para abastecimento público e residuárias, preparando os discentes para os estudos de controle da poluição de águas naturais e para o projeto e operação das estações de tratamento de águas para abastecimento e de efluentes líquidos.