Disciplinas Interdepartamentais - Engenharias Elétricas (PCS - PEA - PSI - PTC)
A disciplina em questão tem como foco o desenvolvimento das competências definidas para o curso de Engenharia Elétrica (Projeto Piloto) nas proporções estabelecidas pelo projeto pedagógico. Para isso, os seguintes Objetivos de Aprendizagem foram estabelecidos: 1. Conhecer sistemas de numeração computacionais e praticar a conversão entre eles (min. binário e hexadecimal). 2. Entender o funcionamento do transistor MOS como chave e relacionar com portas lógicas. 3. Entender um circuito digital (combinatório e sequencial) e relacionar com sistemas embarcados. 4. Entender o funcionamento interno de um microcontrolador. 5. Identificar um microcontrolador em um sistema embarcado. 6. Entender espaço de endereçamento e periféricos mapeados em memória. 7. Conhecer e enumerar as ferramentas de desenvolvimento de sistemas embarcados. 8. Conhecer os padrões e normas aplicáveis no desenvolvimento de sistemas embarcados, assim com aspectos éticos e sociais. 9. Entender o funcionamento de um compilador (cross) e aplicar em sua própria compilação. 10. Programar um sistema embarcado, entender o conceito de simulação baseada em plataforma e, 11. Analisar os resultados de uma simulação. 12. Conhecer os sistemas operacionais embarcados, conceito de real-time e decidir (5) qual o melhor para um projeto. 13. Praticar entrada e saída paralela. 14. Conhecer a conversão AD e usá-la em um microcontrolador. 15. Entender a comunicação serial síncrona e assíncrona e projetar uma serial. 16. Comparar famílias de microcontroladores e decidir qual o mais adequado para um projeto de sistema embarcado. 17. Projetar (e executar o projeto) um sistema embarcado (i.e. controlador solar, carro PID). 18. Avaliar projetos de sistemas embarcados (e.g. casos (estudo), avaliação dos demais colegas).
A disciplina em questão tem como foco o desenvolvimento das competências definidas para o curso de Engenharia Elétrica (Projeto Piloto) nas proporções estabelecidas pelo projeto pedagógico. Para isso, os seguintes Objetivos de Aprendizagem foram estabelecidos: 1. Descrever o espectro do sinal na comunicação 2. Descrever os blocos de um transceptor de comunicação analógica 3. Explicar o roteamento de sinais em redes de comunicação 4. Implementar a modulação de amplitude na comunicação sem fio 5. Analisar a influência do protocolo de comunicação na taxa de transmissão e taxa de erro 6. Projetar circuitos geradores de sinais 7. Projetar amplificadores a transistores 8. Projetar circuitos com amplificadores operacionais (Amp-Op) 9. Implementar amplificadores de potência 10. Implementar circuitos demodulador em amplitude
A disciplina em questão tem como foco o desenvolvimento das competências definidas para o curso de Engenharia Elétrica (Projeto Piloto) nas proporções estabelecidas pelo projeto pedagógico. Para isso, os seguintes Objetivos de Aprendizagem foram estabelecidos: 1. Implementar gestão de requisitos (coleta, sistematização, priorização, acompanhamento); 2. Elaborar estrutura funcional de produtos e sua arquitetura; 3. Implementar gestão de cronograma e prazos; 4. Implementar gestão de custos; 5. Aplicar a metodologia de Stage-Gate; 6. Elaborar desenhos topológicos; 7. Implementar e otimizar a alimentação elétrica em sistemas eletrônicos embarcados.
A disciplina em questão tem como foco o desenvolvimento das competências definidas para o curso de Engenharia Elétrica (Projeto Piloto) nas proporções estabelecidas pelo projeto pedagógico. Para isso, os seguintes Objetivos de Aprendizagem foram estabelecidos: 1. Implementar Gestão de Tempo em projetos de engenharia; 2. Implementar diferentes técnicas de esboço de peças mecânicas; 3. Aplicar Design Thinking na concepção de soluções de engenharia; 4. Identificar e classificar os usuários e stakeholders de soluções de engenharia; 5. Levantar as necessidades de usuários e stakeholders; 6. Levantar Benchmarkings tecnológicos; 7. Modelar e simular montagens mecânicas em 3D; 8. Identificar tipos de protótipos e definir o protótipo mais adequado para a situação de projeto; 9. Implementar prototipagem rápida para testar a viabilidade de projetos conceituais; 10. Aplicar técnicas de fabricação para a realização de protótipos.
A disciplina em questão tem como foco o desenvolvimento das competências definidas para o curso de Engenharia Elétrica (Projeto Piloto) nas proporções estabelecidas pelo projeto pedagógico. Para isso, os seguintes Objetivos de Aprendizagem foram estabelecidos: 1. Classificar equações diferenciais; 2. Relacionar as soluções com fenômenos físicos; 3. Resolver analiticamente equações diferenciais de 1ª e 2ª ordem; 4. Resolver numericamente equações diferenciais; 5. Modelar fenômenos de transportes; 6. Resolver sistema de equações diferenciais lineares de primeira ordem.
A disciplina em questão tem como foco o desenvolvimento das competências definidas para o curso de Engenharia Elétrica (Projeto Piloto) nas proporções estabelecidas pelo projeto pedagógico. Para isso, os seguintes Objetivos de Aprendizagem foram estabelecidos
A disciplina em questão tem como foco o desenvolvimento das competências definidas para o curso de Engenharia Elétrica (Projeto Piloto) nas proporções estabelecidas pelo projeto pedagógico. Para isso, os seguintes Objetivos de Aprendizagem foram estabelecidos: 1. Analisar e simular a resposta transiente de circuitos de 1a e 2a ordens; 2. Analisar circuitos elétricos utilizando transformada de Laplace; 3. Analisar circuitos elétricos com indutância mútua; 4. Analisar dissipação de calor em componentes eletroeletrônicos; 5. Utilizar a analogia termo-fluídica-elétrica para o modelamento da dissipação de calor de componentes eletrônicos; 6. Modelar numericamente a distribuição de temperatura em circuitos impressos.
Fornecer ao aluno compreensão das atividades em engenharia no que se refere a identificar necessidades e demandas, enunciar problemas, propor e avaliar alternativas de solução. Auxiliar no desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias aos projetos de engenharia elétrica, tais como: trabalho em equipe, planejamento, coordenação e execução de atividades, desenvolvimento de comunicação oral e escrita, criação de alternativas e critérios para decisões, considerando aspectos técnicos, econômicos, sociais, ambientais e relativos a segurança; realização de escolhas e julgamentos e adoção de postura acadêmica ética. Introduzir conceitos e desenvolver atividades práticas para dar apoio à execução de projetos de engenharia elétrica. Realizar projetos de engenharia elétrica.
Fornecer ao aluno compreensão das atividades em engenharia no que se refere a identificar necessidades e demandas, enunciar problemas, propor e avaliar alternativas de solução. Auxiliar no desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias aos projetos de engenharia elétrica, tais como: trabalho em equipe, planejamento, coordenação e execução de atividades, desenvolvimento de comunicação oral e escrita, criação de alternativas e critérios para decisões. Introduzir conceitos básicos de eletricidade e eletrônica de modo a desenvolver atividades práticas para dar apoio à execução de projetos de engenharia elétrica e fornecer embasamento prático para a continuação de suas atividades em Engenharia Elétrica.