Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade
Conhecer e aplicar técnicas básicas para descrição e análise de dados qualitativos no campo da nutrição; Compreender o uso da abordagem qualitativa na investigação em alimentação e nutrição; Promover o diálogo entre ciências sociais, saúde e nutrição.
Conhecer e aplicar técnicas básicas para descrição e análise de dados qualitativos no campo da nutrição; Compreender o uso da abordagem qualitativa na investigação em alimentação e nutrição; Promover o diálogo entre ciências sociais, saúde e nutrição.
A disciplina tem por objetivo treinar profissionais em formação no curso de graduação em Nutrição para uma abordagem compreensiva das dinâmicas socioculturais envolvendo alimentação coletiva e saúde pública.
Conhecer processos biológicos que ocorrem no organismo humano e sua influência no processo saúde-doença.
Fornecer perspectivas básicas da antropologia para compreender os processos de saúde e doença, cuidado e morte, incluindo o campo científico-político da saúde, como objetos sociais e culturais.
Oferecer recursos analíticos para a compreensão do corpo e da alimentação como fenômenos sociais, em relação com a produção social da diferença e com a construção do trabalho do/a nutricionista.
Conhecer os aspectos biopsicossociais das fases do curso da vida: juventude, vida adulta e envelhecimento. Conhecer as políticas e programas de atenção integral à saúde para jovens, adultos e idosos. Reconhecer a inserção do nutricionista dentro destas políticas e programas.
Conhecer os aspectos biopsicossociais das fases do curso da vida: juventude, vida adulta e envelhecimento. Conhecer as políticas e programas de atenção integral à saúde para jovens, adultos e idosos. Reconhecer a inserção do nutricionista dentro destas políticas e programas.
Identificar e compreender o conceito de gênero aplicado ao campo da saúde; os diferenciais de gênero na assistência à saúde; a sexualidade enquanto dimensão da saúde; o campo da saúde reprodutiva em suas expressões epidemiológicas, assistenciais e educativas. Identificar e compreender os conceitos de raça e etnia aplicados ao campo da saúde; os diferenciais de raça e etnia na assistência à saúde; e a questão do racismo em suas expressões epidemiológicas, assistenciais e educativas.
Desenvolver entre os graduandos de Saúde Pública competências e habilidades para reconhecer as necessidade de saúde e implementar ações necessárias para o atendimento de mulheres no ciclo gravídico-puerperal, de criança menores de 9 anos e de adolescentes.