Conhecer e discutir base teórica, marcos conceituais e modelos para processos de avaliação de sustentabilidade; conhecer e analisar indicadores de sustentabilidade; discutir o uso de indicadores na avaliação de políticas, com ênfase nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS – Agenda 2030 da ONU.
Conhecer e compreender o tema sistêmico empreendedorismo para cidades sustentáveis de maneira que os projetos de dissertação de mestrado e tese de doutorado dos estudantes possam propor soluções para problemas reais relacionados à qualidade de vida das pessoas.
Apresentar aos alunos os conceitos e práticas relativos à concepção, planejamento, implantação e operação/manutenção dos Sistemas de Abastecimento de Água e Sistemas de Esgotamento Sanitário a partir de premissas técnicas, legais, ambientais e de saúde pública. Discutir de maneira integrada os instrumentos de gestão ambiental e de recursos hídricos, bem como aspectos relativos à qualidade e quantidade da água em função de seus múltiplos usos.