Objetivos:
Apresentar e discutir abordagens críticas da Saúde Global, orientadas pela Ética e pelos Direitos Humanos. Revisar criticamente a literatura sobre descolonização da Saúde Global, e discutir as vantagens e desvantagens da inserção dos pesquisadores latino-americanos neste movimento. Debater uma agenda de pesquisa no campo da Saúde Global que contemple a perspectiva do Sul Global, e particularmente do Brasil.
Justificativa:
Nas últimas duas décadas, o vertiginoso aumento de recursos investidos em programas de cooperação internacional outorgou dimensão inédita ao campo da Saúde Global. A pandemia de covid-19 revelou que a ampla difusão da produção acadêmica e de discursos políticos relacionados aos programas de Saúde Global não correspondeu a um efetivo aumento da cooperação entre Estados, e que a ética e os direitos humanos, embora constantemente referidos, principalmente por meio da equidade, estiveram longe de pautar a atuação da comunidade internacional durante a emergência. No meio científico, as abordagens éticas, inclusive as que destacam a relação entre ambiente e saúde, embora decisivas para a preparação das próximas emergências, foram e continuam sendo marginais, colocadas em segundo plano pelos enfoques biomédico e securitário da pandemia. Com a nítida concentração de poder e de recursos no Norte Global, a crise sanitária fez com que o movimento pela descolonização da Saúde Global crescesse, envolvendo periódicos internacionais de renome, alguns governos, organizações internacionais e ONGs, grandes escolas do mundo desenvolvido, entre outros atores. Mobilizando diferentes disciplinas (Ética, Saúde Pública, Relações Internacionais e Direito Internacional), o presente curso multidisciplinar se justifica pela necessidade crescente de formação dos alunos para o emprego de abordagens críticas do campo, além da urgente inserção do PPG em Saúde Global e Sustentabilidade no debate internacional sobre a descolonização da Saúde Global.
Forma de Avaliação:
Participação nas aulas, elaboração de trabalho escrito (artigo).
- Docente: Deisy de Freitas Lima Ventura