Propiciar aos alunos conhecimento teórico sobre os fundamentos da vigilância dos principais grupos de artrópodes que atuam como vetores de agentes etiológicos de doenças com importância em Saúde Pública. Apresentar e discutir os indicadores e as metodologias empregadas na vigilância entomológica, levando em consideração os aspectos bioecológicos desses artrópodes.
1. Fornecer aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre tecnologia e inovação para o controle de insetos vetores. 2. Melhorar a eficácia dos esforços de controle de vetores por meio do uso de tecnologia e inovação. 3. Identificar tecnologias inovadoras para monitorar e prever surtos de vetores. 4. Desenvolver sistemas de informação para rastrear e gerenciar dados sobre as atividades de controle de vetores. 5. Promover a educação e conscientização pública sobre o uso responsável da tecnologia no controle de vetores. 6. Desenvolver parcerias com empresas de tecnologia para alavancar recursos e conhecimentos em pesquisa e desenvolvimento. 7. Criar políticas e protocolos que visem maximizar a segurança e eficácia do uso de tecnologia e inovação no controle de vetores. 8. Garantir a acessibilidade e equidade no acesso às tecnologias de controle de vetores em diferentes contextos geográficos e socioeconômicos.
Fornecer fundamentos da teoria estatística aplicada na descrição e na tomada de decisão em entomologial capacitar o aluno a identificar e aplicar métodos de análise estatística de modo adequado à área de entomologia.
Oferecer aos alunos conhecimentos básicos do método epidemiológico, com ênfase na epidemiologia descritiva, de forma a familiarizá-los com a caracterização e quantificação de agravos à saúde.
Facilitar ao aluno o uso e acesso às bases de dados de interesse para a área de Entomologia, informar sobre as normas de referência e citações no texto e instruir sobre a estrutura dos textos acadêmicos e artigos científicos.
Desenvolver habilidades para acesso e utilização das informações em saúde, por meio do uso de indicadores de saúde. Conhecer as principais fontes de dados de interesse para a entomologia.