Botânica
Apresentar uma ampla visão dos conceitos e métodos essenciais da área emergente de Informática para Biodiversidade, com foco nas principais fontes de dados biológicos, bases de dados e repositórios de informações relevantes para o estudo da biodiversidade. Capacitar os alunos a compreender e aplicar técnicas de georreferenciamento, limpeza, padronização e análise crítica de dados geográficos e taxonômicos para assegurar a qualidade dos registros de biodiversidade. Apresentar o conceito de data-paper e suas vantagens como uma forma de publicação científica para a divulgação transparente de conjuntos de dados de biodiversidade. Exemplificar diversas aplicações dos dados de biodiversidade em pesquisas exploratórias e orientadas por questões científicas nas áreas de ecologia, evolução, biogeografia, prestação de serviços ambientais e ensino.
Capacitar o aluno para análises morfo-anatômicas das plantas vasculares sob uma perspectiva filogenética atual, mostrando a diversidade estrutural e os principais eventos evolutivos associados.
Fornecer um panorama amplo sobre a biologia dos fungos verdadeiros e assemelhados, com ênfase na sua importância ecológica, econômica, médica e biotecnológica.
Fornecer aos alunos noções de técnicas de obtenção e análise de substâncias do metabolismo secundário de plantas tradicionalmente usadas como medicinais, ou com potencial aplicação. Propiciar o desenvolvimento de habilidades, através de treinamento em sala de aula e laboratório, na condução de análise quanti e qualitativas desses metabólitos vegetais.
Objetivo: O objetivo geral é fornecer um panorama sobre os diferentes aspectos do metabolismo vegetal, apresentar estratégias biotecnológicas para a manipulação do metabolismo vegetal para a produção de produtos e serviços para a sociedade e dar subsídios para que os alunos desenvolvam um projeto teórico de biotecnologia vegetal para a solução de um problema biológico real. Objetivos específicos: - fornecer subsídios teóricos e práticos básicos sobre processos bioquímicos fundamentais nas plantas com enfoque em tópicos da fisiologia vegetal (nutrição mineral, relações hídricas, fotossíntese, metabolismo primário e secundário e desenvolvimento vegetal); - familiarizar os alunos com técnicas utilizadas em fisiologia, bioquímica, biologia molecular e biotecnologia de plantas usando um enfoque de biologia de sistemas; - mostrar como se dão aplicações biotecnológicas através da manipulação do metabolismo com base na aplicação do melhoramento genético clássico e técnicas de engenharia genética; - mostrar como a produção de compostos de interesse pode ser aprimorada utilizando culturas de células e de tecidos vegetais; - oferecer treinamento no planejamento e execução de projetos de pesquisa em bioquímica e biotecnologia de plantas; - discutir sobre a abordagem dos temas conceituais e práticos da disciplina na Educação Básica, considerando a importância e o potencial da biotecnologia vegetal para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade.
Apresentar a diversidade de estruturas morfo-anatômicas das plantas associada aos processos metabólicos que em elas ocorrem, em nível molecular, celular, tecidual e do organismo, ao longo do ciclo de vida.
1 - Apresentação dos conceitos e objetivos da educação ambiental no contextomundial do Século XXI; 2 - Apresentação da evolução da educação ambiental nos ecossistemas marinhos do Brasil; 3 - Treinamento em técnicas de programação e implantação de atividades de Educação Ambiental; 4 - Treinamento nas habilidades necessárias para implantação da atividade prática escolhida, dentre as opções oferecidas dentro do Projeto Trilha Sub-aquática.
Fornecer um panorama das possibilidades de explotação de recursos vegetais para fins de agricultura, alimentação, de produção de bioenergia, fármacos, recursos madeireiros e não-madeireiros, entre outros, com ênfase nos aspectos biológicos, evolutivos e filogenéticos que podem contribuir para o aumento da produtividade e conservação do patrimônio genético das plantas.
Este curso visa que os alunos compreendam e interpretem desde o ponto de vista molecular a biologia vegetal integrando conceitos de bioquímica, genética e fisiologia.