Zoologia
Buscar uma síntese e integração para compreender a biologia e evolução da colonialidade animal por meio de um estudo focado com especialistas trabalhando com distintos animais coloniais.
Esta é uma disciplina introdutória a respeito de métodos filogenéticos comparativos com o objetivo principal de permitir que os estudantes se familiarizem com a importância da incorporação de dados filogenéticos em análises comparativas e estatísticas focadas na evolução e diversificação dos organismos. A disciplina busca oferecer aos estudantes o contato inicial com diferentes métodos mais comumente utilizados em abordagens macroevolutivas, com foco em análises para caracteres discretos e contínuos de interesse biológico. Por meio das atividades propostas, a disciplina também objetiva auxiliar os estudantes na instrumentalização própria dessa área de conhecimento e na execução das análises. Consequentemente, também é esperado que os princípios trabalhados na disciplina auxiliem os estudantes na futura aplicação dos métodos em suas próprias pesquisas.
Conceituar heterocronia, incluindo aspectos históricos e filosóficos, de modo a habilitar estudantes de pós-graduação a reconhecerem eventos de heterocronia e sua interface em estudos evolutivos.
Importância do treinamento em Sistemática. Linhas gerais da História da Sistemática. O papel da Sistemática na Biologia. Sistemática como Ciência. Principais escolas atuais. Sistemática evolutiva: Simpson, Mayr e outros. Sistemática Filogenética: Hennig, Nelson e outros. Sistemática Numérica: Sokal, Sneath e outros. A espécie - conceitos de espécie e sua aplicação; especiação; classificação infra-específica. As categorias superiores - origem das categorias superiores; tipos de evolução; irradiação adaptativa. Caracteres taxonômicos. Interpretação dos caracteres taxonômicos: homologia, analogia, convergência e paralelismo; estados plesiomórficos, apomórficos e homoplásticos dos caracteres; grupos simplesiomórficos, sinapomórficos, monofiléticos, parafiléticos e polifiléticos. Filogenia e Classificação: conceito de Filogenia; tipos de classificação; construção da classificação. Sistemática e Biogeografia: centro de origem, dispersão e vicariância; cladogramas de área. Princípios de Nomenclatura Zoológica: o Código Internacional de Nomenclatura Zoológica, suas regras principais, como utilizá-las para efetuar ou revisar uma proposta de classificação.
Adquirir conhecimentos básicos para compreender o desenvolvimento, especialmente em animais, mas também em plantas, utilizando estudos com organismos modelos. Familiarizar-se com técnicas e enfoques experimentais utilizados em estudos de biologia do desenvolvimento. Trabalhar conceitos e conhecimentos gerais da biologia do desenvolvimento de forma a integrar os mecanismos do desenvolvimento em um contexto evolutivo. Discutir temas atuais relacionados à biologia do desenvolvimento.
Esta é uma disciplina introdutória que visa dar um amplo entendimento dos conceitos envolvidos na reconstrução histórica a partir de dados moleculares. A disciplina é composta de 50% de carga teórica e 50% de práticas computacionais. Será enfatizada a descoberta e compreensão de temas fundamentais para estudos filogenéticos moleculares. A parte prática focará tanto no desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e discussão acadêmica quanto no desenvolvimento de projeto e análise de dados. Ao final da disciplina, é esperado que os alunos tenham produzido textos curtos de qualidade, desenvolvido um próprio projeto de análise filogenética desde a obtenção de dados, e tenham realizado pelo menos uma apresentação oral no formato de apresentações em conferências. A estrutura da disciplina é fundamentalmente online utilizando sites wiki e outros recursos.
Esta disciplina oferece um arcabouço conceitual em Biogeografia Histórica e treinamento prático para a realização de reconstruções biogeográficas, com os seguintes objetivos: (1) oferecer uma perspectiva histórica da Biogeografia como uma disciplina; (2) discutir aspectos teóricos e conceitos da Biogeografia Histórica; (3) apresentar criticamente os métodos propostos em Biogeografia Histórica, bem como apontar e discutir seus problemas e limitações; (4) oferecer o treinamento computacional necessário para implementação de métodos da Biogeografia Histórica.
Propiciar às/aos estudantes: (1) aprofundamento teórico e prático na área de Morfologia Comparada, por meio do estudo da evolução dos principais planos corpóreos encontrados em Metazoa; e (2) aprimoramento de competências e habilidades relacionadas à capacidade de observação, à descrição morfológica e à elaboração de atividades de extensão na área de Zoologia.
Objetivos: Propiciar aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos sobre a embriologia, a morfologia, a biologia e a diversidade dos grupos animais mencionados no programa, de tal forma a lhes permitir que possam: 1. Caracterizar e identificar os grandes grupos de animais abordados; 2. Conhecer a diversidade morfológica em cada filo e ser capaz de identificar, dentro dessa diversidade, caracteres que agrupem esses organismos; 3. Conhecer hábitos dos organismos e ambientes nos quais vivem, para saber relacionar as adaptações morfológicas; 4. Analisar as diferentes propostas evolutivas e de prováveis relações de parentesco entre os grupos; 5. Aprimorar a capacidade de observação, muito importante na formação do biólogo.
Apresentar a diversidade e importância dos insetos. Discutir as principais adaptações ocorridas ao longo da história evolutiva dos insetos. Apresentar os principais caracteres morfológicos para o reconhecimento das ordens e principais famílias de insetos. Possibilitar aos alunos a observação de insetos em ambientes naturais, aquáticos e terrestres, e ensinar técnicas de coleta, preservação/acondicionamento e transporte. Preparar uma coleção entomológica. Estimular o uso de insetários para o ensino de Ciências e Biologia.