Zoologia
Esta disciplina oferece um arcabouço conceitual em Biogeografia Histórica e treinamento prático para a realização de reconstruções biogeográficas, com os seguintes objetivos: (1) oferecer uma perspectiva histórica da Biogeografia como uma disciplina; (2) discutir aspectos teóricos e conceitos da Biogeografia Histórica; (3) apresentar criticamente os métodos propostos em Biogeografia Histórica, bem como apontar e discutir seus problemas e limitações; (4) oferecer o treinamento computacional necessário para implementação de métodos da Biogeografia Histórica.
Propiciar às/aos estudantes: (1) aprofundamento teórico e prático na área de Morfologia Comparada, por meio do estudo da evolução dos principais planos corpóreos encontrados em Metazoa; e (2) aprimoramento de competências e habilidades relacionadas à capacidade de observação, à descrição morfológica e à elaboração de atividades de extensão na área de Zoologia.
Objetivos: Propiciar aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos sobre a embriologia, a morfologia, a biologia e a diversidade dos grupos animais mencionados no programa, de tal forma a lhes permitir que possam: 1. Caracterizar e identificar os grandes grupos de animais abordados; 2. Conhecer a diversidade morfológica em cada filo e ser capaz de identificar, dentro dessa diversidade, caracteres que agrupem esses organismos; 3. Conhecer hábitos dos organismos e ambientes nos quais vivem, para saber relacionar as adaptações morfológicas; 4. Analisar as diferentes propostas evolutivas e de prováveis relações de parentesco entre os grupos; 5. Aprimorar a capacidade de observação, muito importante na formação do biólogo.
Apresentar a diversidade e importância dos insetos. Discutir as principais adaptações ocorridas ao longo da história evolutiva dos insetos. Apresentar os principais caracteres morfológicos para o reconhecimento das ordens e principais famílias de insetos. Possibilitar aos alunos a observação de insetos em ambientes naturais, aquáticos e terrestres, e ensinar técnicas de coleta, preservação/acondicionamento e transporte. Preparar uma coleção entomológica. Estimular o uso de insetários para o ensino de Ciências e Biologia.