Zootecnia
Enfocar a importância da exploração cunícula como alternativa viável, em especial para pequenos e médios produtores, na produção de proteína de origem animal, de pêlos, de peles, de produtos biológicos e outros. Organizar e analisar os principais índices zootécnicos pertinentes às diferentes raças e finalidades de produção, à nutrição, ao manejo, à instalações e equipamentos, bem como ao sistema completo de gerenciamento de uma granja.
Fornecer ao aluno noções básicas sobre parâmetros meteorológicos e sua determinação, bem como as inter-relações solo/planta/atmosfera.
Fornecer ao aluno noções básicas sobre as características e propriedades dos solos, sob o ponto de vista pedológico.
Fornecer ao estudante noções gerais dos principais adubos, sua aplicação e uso eficiente em pastagens e culturas utilizadas na pecuária.
Estudando as recomendações de dose e manejo das principais práticas corretivas utilizadas (calagem, gessagem, fosfatagem e potassagem); os principais fertilizantes utilizados na agricultura: nitrogenados, potássicos, fosfatados, formulações, orgânicos e organo-minerais; recomendação de dose e manejo dos fertilizantes simples e formulações para as principais cultura utilizadas na pecuária: pastagens, milho, sorgo, soja, cana, alfafa, etc.; bem como tecnologia de aplicação de fertilizantes.