A disciplina dedica-se ao debate da economia organizacional à dinâmica corporativa e de seus desdobramentos (empíricos e teóricos) no relacionamento e governança das cadeias produtivas em que se inserem.
Conhecer a teoria geral da empresa e suas relações jurídicas, no contexto do agronegócio, numa perspectiva histórica e suas interfaces com a administração legal societária, que permitam ao aluno reconhecer oportunidades empreendedoras com boa perspectiva de retorno, mitigando os riscos.
O conjunto de conhecimentos e conceitos reunidos na disciplina de Empreendedorismo e Planos de Negócios deverá atender à demanda de informação que o profissional necessita para enfrentar o desafio de montagem de uma empresa e a capacitação gerencial no mercado de trabalho. Este profissional deve apresentar sólida base de conhecimentos científicos além de ser dotado de consciência política e visão crítica e global da conjuntura econômica, social e cultural do Brasil e do Mundo e que esteja preparado para: a) Gerenciar diferentes tipos de atividades ligadas à área do Agribusiness, inseridas no contexto micro e macroeconômico, otimizando os recursos disponíveis com o uso adequado de soluções técnica, social e economicamente viáveis; b) Desenvolver visão empreendedora e pró-ativa, agindo como empresário ou profissional autônomo com capacidade de contribuir positivamente para toda a sociedade na geração de resultados econômicos e empregos em seu segmento; e c) Conhecer o processo de elaboração de um plano de negócios de forma profissional na gestão de empresas do Agribusiness ou campo de trabalho correlato.
Que os alunos de pós-graduação sejam capazes de escolher dentre as diferentes estratégias de ensino, demonstrando domínio das etapas do planejamento, como a identificação de objetivos para determinação do conteúdo, estando aptos a analisar criticamente o uso das técnicas e ferramentas de ensino e avaliação. Os alunos de pós- graduação também serão capazes de praticar e aplicar habilidades de comunicação eficaz frente a diferentes públicos.
Revisar técnicas básicas de análise estatística de dados que são comuns em estudos socioeconômicos ligados ao agronegócio. Fornecer aos alunos os elementos necessários para utilização adequada dos métodos de Análise Multivariada para dados de pesquisa em ciências sociais e do agronegócio. Capacitar os alunos na execução de análises estatísticas utilizando técnicas corretas e um software estatístico adequado.