Promover o conhecimento bem como treinamento prático de aspectos relacionados a criação, manejo, ambiência, nutrição e sanidade na cadeia produtiva de aves comerciais.
Difundir conhecimentos da genômica nutricional para a zootecnia, demonstrando a aplicação das técnicas nutrigenética e nutrigenômica nos animais domésticos. Essa aplicação pode complementar a forma como os alimentos e a dieta são planejadas para os animais além de permitir um aprofundamento dos estudos voltados para a interação entre nutrição e genética animal.
Estudar as diferentes diretrizes construtivas para instalações de interesse zootécnico e elaborar projetos arquitetônicos via computador aplicados em diversas áreas da produção animal.
São objetivos da presente disciplina de Pós-Graduação fornecer ao aluno conhecimentos básicos e suporte crítico para a adequada escolha e utilização das diferentes ferramentas metodológicas comumente disponíveis para estudo do metabolismo e da dinâmica ruminais em animais de produção. Somam-se a esses objetivos fornecer subsídios para a correta modelagem matemática e interpretação de dados coletados em experimentos que fazem usos dessas diferentes metodologias.
Proporcionar aos pós-graduandos conjunto de conhecimentos atuais sobre a biologia celular e molecular dos principais grupos bacterianos e de protozoários que apresentam ação patogênica sobre diferentes espécies animais de produção, explorando a caracterização morfofisiológica-genômica, interação entre micro-organismo e hospedeiro, ecologia e mecanismos de resistência microbiana de procariotos e eucariotos.
Apresentar ao pós-graduando conjunto de conhecimentos atuais sobre imunologia e sanidade aplicada à produção peixes de água doce, explorando a modulação na interação microrganismo-hospedeiro, a ligação do bem estar animal com as respostas imunes através do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, a importância e inter-relação da imunonutrição, vacinação, resposta imune de mucosas e imunossupressão por toxinas naturais e sintéticas. Adicionalmente, serão discutidos os efeitos da triploidização sobre o sistema imune de peixes teleósteos e os desafios da enfrentados pela propagação mediada (quimerismo) devido à rejeição a xenotransplantes.
Ensinar formulação de ração utilizando os métodos da programação linear e da programação não linear, com auxílio de software, para aves.
Desenvolver junto com o aluno a habilidade de analisar as demandas tecnológicas associadas aos sistemas de produção animal baseados em pastagens. Analisar demandas específicas ligadas aos componentes do ecossistema (solo, planta, animal, manejo), ao tipo de exploração (bovinos, ovinos, bubalinos), e aquelas associadas as diversas regiões do país. Identificar oportunidades para o desenvolvimento de ferramentas de apoio e proposição de inovações tecnológicas. Compreender a necessidade de abordagens multidisciplinares, capazes de agregar profissionais de diversas áreas de atuação na proposição de inovações ligadas aos sistemas de produção.