Engenharia Química
A disciplina Engenharia de Processos de Alimentos I tem como objetivo principal situar o aluno do Curso de Engenheira Química dentro deste campo da engenharia que engloba conhecimentos nas áreas de Engenharia e Tecnologia de Alimentos. Este curso abrange os fundamentos de operações unitárias que envolvem processos de alimentos, como resfriamento e congelamento, pasteurização e esterilização, emulsificação, processos por microondas, fermentação.
Aplicação do conhecimento adquirido ao longo do curso a casos de estudo de projeto conceitual de processos da indústria química que reflitam a realidade profissional.
O aluno compreenderá os princípios de operações de separação da indústria química a partir de conceitos de balanços de massa, termodinâmica e transporte de massa. Ele aprenderá a desenvolver o projeto conceitual de processos de separação selecionados. O aluno deverá conhecer as principais variáveis de projeto e operação relacionadas às operações de separação em múltiplos estágios, tendo em vista os objetivos de desempenho econômico e ambiental, respeitando as especificações de pureza e rendimento.
Ensinar aos alunos os conhecimentos fundamentais para a compreensão dos fenômenos de corrosão, mostrar detalhadamente os principais tipos de corrosão mais importantes da indústria química e técnicas de monitoração da velocidade de corrosão, capacitando-os a compreender os casos práticos de corrosão e a utilizar as técnicas de monitoração, bem como a selecionar materiais pelos critérios de resistência mecânica , resistência à corrosão e custo.
O objetivo desse curso é capacitar o aluno a aplicar em processos industriais os conceitos das operações unitárias da indústria química relacionadas com transporte de fluidos e separações de suspensões, poeiras e névoas, baseados nos princípios dos Fenômenos de Transporte.
Esta disciplina tem por objetivo proporcionar aos alunos os fundamentos de microbiologia, nutrição microbiana e também o conhecimento das diferentes possibilidades de aplicações dos microrganismos, células e sistemas celulares como plataformas de produção de bioprodutos. O conceito de consórcios microbianos e suas aplicações em diferentes tipos de bioprocessos são também apresentados. São fundamentos necessários ao aluno para o futuro aprendizado da Engenharia de Bioprocessos.
Introduzir, desenvolver e aplicar os conceitos da disciplina ao dimensionamento e análise de reatores químicos ideais e reais, envolvendo processos catalíticos heterogêneos e processos de polimerização. Desenvolver nos alunos a capacidade de aplicar estes conceitos na solução de problemas relacionados ao dimensionamento e análise de reatores químicos.

Ao final deste curso o aluno estará apto a compreender modelos matemáticos relacionados com equipamentos e processos da engenharia química através de ferramentas computacionais.

Apresentar aos alunos os fundamentos termodinâmicos para interpretação e determinação das propriedades de fluido de petróleo. Desenvolver a aplicação dos diferentes métodos para análise cálculo destas propriedades.
Estudar os conceitos fundamentais e equacionamento dos mecanismos de transferência de energia. Analisar a modelagem de processos e de equipamentos em que ocorram trocas térmicas.