Demonstrar atitudes de apoio à prática profissional da engenharia, atuar efetivamente como membro de uma equipe multidisciplinar e planejar e evidenciar as competências a serem obtidas com o estágio quer sejam: conhecimento, habilidade e atitude.
1. Abordar de forma integrada os conteúdos fundamentais ligados ao planejamento e à gestão de cidades. 2. Capacitar os alunos nesses conteúdos desenvolvendo uma visão sistêmica voltada para a atuação profissional. 3. Prover a base para aprofundamento posterior em conteúdos específicos por meio das disciplinas optativas ao Módulo de Formação – Planejamento e Gestão de Cidades.
Os objetivos da disciplina são: 1) que o aluno chegue a um entendimento do que seja a Engenharia Civil, no que se refere a: - identificar necessidades/demandas que impliquem em ações da Engenharia Civil; - enunciar problemas; - formar alternativas de solução; - escolher uma solução. 2) que o aluno desenvolva certas habilidades e atitudes, como: - trabalhar em equipe; - planejar, programar e controlar; - comunicar-se escrita e oralmente; - criar alternativas e critérios para decisão; - preocupar-se com aspectos econômicos, sociais, ambientais e relativos à segurança; - efetuar julgamento e assumir postura acadêmica ética.