Engenharia de Minas e de Petróleo
O objetivo desta disciplina é apresentar aspectos teóricos e práticos relacionados às vibrações mecânicas além de desenvolver nos alunos a capacidade de análise dos problemas de engenharia de uma maneira simples e lógica, utilizando os princípios básicos da mecânica.
Esta disciplina apresenta os principais elementos da área de perfuração offshore de poços de petróleo. São apresentados os projetos típicos, sistemas de perfuração, dimensionamento de tubulares e principais equipamentos utilizados na coluna de perfuração de poços submarinos. Além disso, são apresentados conceitos de vibrações, dinâmica da perfuração e estabilidade de poço. Pretende-se cobrir os principais aspectos da área de perfuração, de maneira a permitir estudos avançados na área.
Apresentar ao aluno os principais parâmetros necessários para o projeto de um poço de petróleo: pressão de poros e pressão de fratura, incluindo métodos para estimar estas geopressões; determinar a profundidade de assentamento da sapata utilizando diferentes metodologias; cálculos para dimensionar as espessuras da parede de revestimento; cálculos para determinar a trajetória de poços direcionais ou horizontais.
Permitir a familiarização com os parâmetros envolvidos, bem como as técnicas utilizadas na completação e estimulação de poços de petróleo.