- Docente: Marcos Camara de Castro
- Docente: Marcos Camara de Castro
- Docente: Marcos Camara de Castro
- Docente: Marcos Camara de Castro
- Docente: Regis Rossi Alves Faria
- Docente Avançado: Rodolfo Nogueira Coelho de Souza
- Docente: Regis Rossi Alves Faria
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
PROGRAMA COMPLETO DE DISCIPLINA A SER INTRODUZIDA NA ESTRUTURA CURRICULAR DE 2020 |
Unidade: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo Curso: Educação Artística – Licenciatura com Habilitação em Música, Música – Bacharelado, Música – Bacharelado com Habilitação em Canto e Arte Lírica, Música – Bacharelado com Habilitação em Flauta, Música – Bacharelado com Habilitação em Instrumento, Música – Bacharelado com Habilitação em Percussão, Música – Bacharelado com Habilitação em Piano, Música – Bacharelado com Habilitação em Viola Caipira, Música – Bacharelado com Habilitação em Violão e Música – Bacharelado com Habilitação em Violoncelo (Núcleo Geral) Departamento: Música |
||||||
1. Disciplina: História da Música I |
2. Código: 5970677 |
|||||
3. Disciplina em Inglês: History of Music I |
||||||
4. Semestral |
6. Obrigatória |
|||||
8. Verifica conflito de horário: |
sim não |
|||||
9. Disciplina Requisito: |
||||||
Código – Disciplina |
Requisito forte |
Requisito fraco |
Conjunto |
|||
Não há |
|
|
|
|||
10. Créditos: a) aula: 2 b) trabalho: 1 c) total: 3 |
11. Semestre Ideal: 3º |
|||||
12. Nº máximo de alunos por turma: 40 |
||||||
13. Objetivos: – Dar uma visão panorâmica da História da Música Europeia, até o Romantismo, adotando a tradicional divisão em períodos: Idade Média; Renascimento; Barroco; Classicismo e Romantismo. ‒ Proporcionar o contato com o repertório de cada período, através de exibição de material áudio visual e/ou leituras de partituras em classe. ‒ Promover a leitura e a discussão de textos que refletem e fundamentam cada período. |
||||||
14. Programa Resumido: Dotar o aluno de conhecimento básico sobre o desenvolvimento do pensamento musical dentro da tradição da cultura ocidental, desde a Idade Média até o Romantismo. |
||||||
15. Programa: Monodia Cristã. Ars Antiqua/Ars Nova. Renascença: Polifonia Católica, Música Profana. A música do período no Brasil. Barroco: Melodrama, Polifonia Protestante, Música Instrumental. Classicismo: forma sonata, sinfonia etc. Romantismo: formas típicas do período. |
||||||
16. Métodos utilizados: Exposições dialogadas; estudos e fichamentos de textos; fichamentos de vídeo; seminários, exibição de material áudio-visual sobre o repertório de cada período. |
||||||
17. Carga horária semestral: 60 Aulas teóricas: 30 Aulas práticas: Seminários: Outros: 30 |
18. Carga horária anual: Aulas teóricas: Aulas práticas: Seminários: Outros: |
|||||
19. Critérios de avaliação de aprendizagem: – Seminários individuais – Estudos e fichamentos de textos ‒ Fichamentos de vídeos – Prova escrita |
||||||
20. Normas de recuperação: Prova escrita. |
||||||
21. Bibliografia: ANDRADE, Mário de. Pequena História da Música. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1980. CARDOSO, André. A música na Corte de D. João VI, 1808-1821. São Paulo: Martins, 2008. CARPEAUX, Otto Maria. Uma Nova História da Música. Rio de Janeir0: Ediouro, 1999. GROUT, Donald Jay & PALISCA, Claude V.. Historia da Musica Ocidental. Lisboa: Editora Gradiva, 2007. RICCIARDI, Rubens. Manuel Dias de Oliveira, um compositor brasileiro dos tempos coloniais – partituras e documentos. Tese de doutorado, ECA/USP, 2000.
|
||||||
22. Professor responsável: Nº USP 5296560 – Prof. Dr. Gustavo Silveira Costa |
||||||
- Docente: Marcos Camara de Castro
- Docente: Marcos Camara de Castro
- Docente: Marcos Camara de Castro
- Docente: Marcos Camara de Castro