Psicologia
Ajuda com Pesquisar cursos
Ampliar as possibilidades de atuação docente dos pós-graduandos no ensino superior apoiadas nos recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Desenvolver competências relacionadas à produção científica dos pós-graduandos apoiadas nos recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Assegurar o acesso às teorias educacionais necessárias à compreensão da prática docente e favorecedoras do desenvolvimento de ações educativas sustentadas em modos atualizados de se abordar os conteúdos e em novas maneiras didáticas de ensiná-los.
Geral: Promover o desenvolvimento de habilidades de investigação, desde a definição de um problema de pesquisa relevante para a literatura científica de Psicologia, até a elaboração completa de um projeto de pesquisa. Específicos: Ao final da disciplina, o aluno deve estar apto a: - Definir um problema de pesquisa a partir de um tema relevante para a literatura científica em Psicologia; - Revisar a literatura científica pertinente ao problema, fundamentando teoricamente a escolha das variáveis e justificando a relevância do problema de pesquisa; - Identificar os métodos de pesquisa pertinentes para responder ao problema de pesquisa definido; - Definir os passos de um processo de coleta e análise de dados, de acordo com a metodologia escolhida; - Refletir sobre os aspectos éticos envolvidos na condução de uma pesquisa com seres humanos e/ou animais não humanos; - Redigir um projeto de pesquisa.
Ao final do curso os alunos deverão estar aptos a utilizar os softwares SOCPROG, NETDRAM e UCINET, e discutir os resultados dentro da abordagem de redes sociais no estudo do comportamento animal e humano.
Geral: Através de um enfoque multidisciplinar apresentar de forma interativa as bases biológicas do comportamento, em especial do humano. Específicos: Os alunos deverão ser capazes de analisar o papel dos determinantes biológicos dos comportamentos motor, alimentar, sexual, emocional e das atividades mentais superiores.
A presente disciplina é de caráter optativo e tem como propósito introduzir o aluno nos aspectos relativos à produção científica em Psicologia. Até o final do presente semestre esperamos que os alunos sejam capazes de: I. Identificar a amplitude e a diversidade de pesquisas desenvolvidas no Departamento de Psicologia e Educação; II. Identificar e discutir as perspectivas teórico-metodológicas das pesquisas produzidas no Departamento de Psicologia e Educação; III. Discutir o modo de produção de conhecimento em Psicologia; IV. Escolher um tema/objeto de pesquisa e discutir sobre a produção científica recente relacionada a esse, a partir de um levantamento e revisão de literatura na área.
As principais descobertas a respeito do Sistema Nervoso, e provavelmente da maioria do conhecimento científico, foram resultado não somente de um conjunto de experiências fundamentadas a partir de um raciocínio lógico, visando a junção de evidências observáveis e mensuráveis, mas também do empirismo e da coragem de explorar o desconhecido, mesmo na ausência de evidências prévias que corroborassem uma hipótese. Este curso tem dois objetivos: o primeiro é resgatar e discutir alguns dos experimentos mais importantes da Neurociência moderna, a partir das descobertas pioneiras de Ramón y Cajal e Camilo Golgi até a descrição da complexa rede neuronal de orientação espacial descrita pelo casal Moser e John O\'Keefe; um segundo objetivo é caracterizar o ambiente social, político e cultural em que estas descobertas foram feitas e discutir de que formas elas influenciaram o pensamento científico de seus autores.
1) Delinear o arcabouço teórico-conceitual e metodológico da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento e sua aplicabilidade e potencialidades inovadoras para a pesquisa dos determinantes sociais da saúde mental. 2) Promover reflexões sobre fatores de vulnerabilidade para o adoecimento, tais como: características demográficas, desigualdades sociais, aspectos comunitários, organização da sociedade, interações e relacionamentos sociais. 3) Aprofundar a discussão sobre os modelos de cuidado psicossocial a partir da perspectiva dos determinantes sociais. 4) Descrever os aspectos teóricos e metodológicos referentes aos diferentes instrumentos e procedimentos de coleta e análise de dados na pesquisa em saúde mental alinhada aos determinantes sociais e à Teoria Bioecológica do Desenvolvimento.
Geral: Promover o desenvolvimento de habilidades de observação em diferentes contextos. Específicos: Ao final da disciplina, o aluno deve estar apto a: a) Definir métodos de observação; b) Identificar e utilizar diferentes técnicas de observação; c) Compreender a importância da observação para a atuação em Psicologia; d) Utilizar métodos de registro de observação de forma adequada; e) Refletir sobre o fenômeno ou contexto observado para pensar a atuação psicológica a partir dele; f) Refletir sobre os aspectos éticos envolvidos nos processos de observação.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP