Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
FLA0372 - Tópicos de Antropologia das Formas Expressivas (2023)
Início
Ambientes
2023
FFLCH
FLA
Fotografias e Trajetórias FLA0372-101-2023
AULA 13 - 21 e 22 de junho - Textos e imagens: equ...
(SEMINÁRIO) Equivalências: aprender vivendo. 90’, ...
(SEMINÁRIO) Equivalências: aprender vivendo. 90’, 2019. Direção: Maureen Bisilliat.
Clique em
(SEMINÁRIO) Equivalências: aprender vivendo. 90’, 2019. Direção: Maureen Bisilliat.
para abrir o recurso.
◄ (SEMINÁRIO) Bahia amada Amado. Direção: Marcelo Tassara. 1999. 12 minutos.
Seguir para...
Seguir para...
Avisos
Avisos
Cronograma Curso 2023
Cronograma das atividades da monitoria
Barthes: A Mensagem Fotográfica. IN Barthes - O Óbvio e o Obtuso. (ps. 11-25).
Bazin, Andre: “Ontologia da imagem fotográfica”. IN BAZIN, Andre: O Cinema – Ensaios. São Paulo: Editora Brasiliense. [1985], 1991. Ps. 19-26.
Benjamin, Walter: A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. IN Os Pensadores, vol. XLVIII. Ed. Abril (ps. 9-34).
Benjamin, Walter: Pequena História da Fotografia. IN Benjamin: Magia e Técnica, arte e política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Ed. Brasiliense, SP, 1987. ps. 91-107.
Vídeo Aula UERJ. 2016 - A Fotografia na Antropologia por Sylvia Caiuby Novaes.
(SEMINÁRIO) Rouillé, André: A fotografia, entre documento e arte contemporânea. Editora SENAC. São Paulo, 2009. Ps. 15-134.
Belting, Hans. Imagem e morte: a corporalização nas primeiras culturas. In: ______. Antropologia da imagem. Trad. Artur Mourão. Lisboa: KKYM, 2014. p. 181-238.
Debray, Régis. O nascimento pela morte. In: ______. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. Trad. Guilherme Teixeira. Petrópolis: Vozes, 1993. p. 13-43.
• Didi-Huberman, Georges. A inelutável cisão do ver + O evitamento do vazio. In: _______. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1998. p. 29-48.
Junqueira dos Santos, Carolina. Amor, morte, fotografia. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes. Belo Horizonte, v. 6, n. 11, maio 2016.
Junqueira dos Santos, Carolina. Um lugar para o corpo: fotografias familiares em contexto de luto. Revista M., v. 2, n. 3, p. 8-29, jan./jun. 2017.
(SEMINÁRIO) Barthes, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
Triana, Bruna. Ensaios em preto e branco: arquivo, memória e cidade nas fotografias de Ricardo Rangel (Tese)
Triana, Bruna. Caderno de imagens (Tese)
Triana, Bruna. “Ricardo Rangel e a fotografia moçambicana: arquivos, história e memórias”. Anais do 42° Encontro ANPOCS. Caxambu, 2018.
Triana, Bruna (2022). Desafios metodológicos para uma etnografia de arquivos: escavando arquivos pós-coloniais em Moçambique. Antropolítica, v. 54, n. 2, p. 385-410.
Triana, Bruna. Imagem como memória: fotografia e história em Moçambique. Ilha, v. 19, n. 1, 2017.
Samain, Etienne. As peles da fotografia: fenômeno, memória/arquivo, desejo. VISUALIDADES, Goiânia v. 10 n. 1, jan-jun 2012, p. 151-164.
Didi-Huberman, Georges. Quando as imagens tocam o real. Pós: Belo Horizonte, v.2, n.4, 2012, pp. 204-219.
La ciudad de los fotografos (filme)
La ciudad de los fotografos (legenda)
La ciudad de los fotografos. Diretor: Sebastián Moreno. 2006. 80’
Ferro em Brasa. Diretor: Licínio de Azevedo, 2006. 52’
Ingold, Tim. A life. In__: The life of lines. London: Routledge, 2015.
Ingold, Tim. The genealogical line. In_: Lines. London: Routledge, 2007.
Grimshaw, Anna e Ravetz, Amanda: Desenhar com uma câmera? Filme etnográfico e antropologia transformadora. GIS vol. 6, número 1, 2021. Tradução de Tatiana Lotierzo e Luis Felipe Kojima Hirano.
(SEMINÁRIO) Ingold, Tim. Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre , v. 18, n. 37, p. 25-4, June 2012
Hikiji, Rose Satiko e Chalcraft, Jasper. «Imagens que atravessam. Diáspora africana em performance.», Artelogie [online], 16 | 2021, Publicado em 01 de fevereiro 2021
LEAHA, Mihai Andrei; HIKIJI, Rose Satiko Gitirana; CHALCRAFT, Jasper; LOPES, André; BRANDÃO, Joana. Dialogue over Time: Reception, Improvisation, and Mediation in Collaborative Ethnographic Filmmaking. Trajectoria, v.2, mar. 2021
Chalcraft, Jasper; Segarra, Josep Juan; Hikiji, Rose Satiko: Bagagem desfeita: a experiência da imigração por artistas congoleses. GIS, Gesto Imagem e Som, Revista de Antropologia, vol. 2 n. 1, 2017
Hikiji, Rose Satiko e Chalcraft, Jasper: O visto e o invisível. Cadernos de Campo, vol. 25, São Paulo, 1991. Ps. 437-447.
Tabuluja (Acordem!) 11:24, 2017. Direção: Shambuyi Wetu, Rose Satiko Hikiji, Jasper Chalcraft
Filme The Beaches of Agnès AKA "As Prais de Agnès" (2008), da diretora Agnès Varda.
Filme The Beaches of Agnès AKA "As Prais de Agnès" (2008), da diretora Agnès Varda (arquivos de torrent + legendas)
Filme "Varda por Agnès" (2019), da diretora Agnès Varda (Versão em Blu-ray sem legendas)
Filme "Varda por Agnès" (2019), da diretora Agnès Varda
Filme "Varda por Agnès" (2019) - partes 1 e 2 (versão comprimida)
Gonçalves, Marco Antonio e HEAD, Scott: Devires imagéticos – a etnografia, o outro e suas imagens. Introdução. (ps. 7-35).
LAGROU, Els: A arte do outro no surrealismo e hoje. Horizontes Antropológicos, vol. 29. 2008 (ps. 217-230).
CLIFFORD, James: Sobre o surrealismo etnográfico. CLIFFORD, J. A Experiência Etnográfica. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998. (ps. 132-178).
(SEMINÁRIO) Grunvald, Vitor: Alter-retrato, fotografia e travestimento. In Caiuby Novaes, Sylvia (Org.): Entre Arte e Ciência – a Fotografia na Antropologia. São Paulo: EDUSP, 2015. Páginas 161-196
Apresentação - Profa. Sylvia (Surrealismo e Etnografia)
Peixoto, Fernanda A.: A viagem como vocação – antropologia e literatura na obra de Michel Leiris. São Paulo: Cosac&Naify, 2007. Apresentação à obra de Michel de Leiris: África Fantasma. Ps. 19-33.
Caiuby Novaes, Sylvia: Voyages as exercises of the gaze. Vibrant, vol. 16, 2019. Ps. 1-29.
Caiuby Novaes, Sylvia: Voyages as exercises of the gaze. Vibrant, vol. 16, 2019. Ps. 1-29. (PHOTOS)
(SEMINÁRIO) Caiuby Novaes, Sylvia: Lévi-Strauss, razão e sensibilidade. Revista de Antropologia, vol. 42, números 1-2. 1999.
(SEMINÁRIO) Lévi-Strauss, Claude: Tristes Trópicos. Lisboa: Ed. 70, 1957 [1955].
Foucault, Michel: O que é um autor? Bulletin de la Societé Française de Philosophie, vol. 63 ano, número 3, julho-setembro de 1969, ps. 73-104.
Kofes, Suely: Narrativas biográficas: que tipo de antropologia isso pode ser? IN Kofes, Suely e Manica, Daniela: Vida & Grafias – Narrativas antropológicas, entre biografia e etnografia. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2015. Ps. 20-39.
Kofes, Suely (Org.): Histórias de vida, biografias e trajetórias. Cadernos do IFCH, Unicamp, n. 31, 2.004.
(SEMINÁRIO) Bourdieu. A ilusão biográfica. Trad. Olívia Alves Barbosa
(SEMINÁRIO) Schwarcz, Lilia Moritz: Biografia como gênero e problema. História social, n. 24, primeiro semestre 2013. Ps. 51-73.
(SEMINÁRIO) Video Aula - Narrativa Biográfica: Trajetórias. Por Helena Maria Bomeny
GONÇALVES, M. A. T. Retrato, pessoa e imagem: o universo fotográfico de Madalena Schwartz. Revista de Antropologia, [S. l.], v. 59, n. 3, p. 239-264, 2016
PITOL, André. Madalena Schwartz um percurso migratório na fotografia brasileira. Revista Nava, v. 6 n. 1 e 2 (2021): Artes, Mulheres e Migrações, 2013.
COSTA, Helouise; SILVA, Renato Rodrigues. A Fotografia Moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naif, 2004.
Foto Cine Clube Bandeirante Itinerários globais estéticas em transformação
Fotoclubismo Brazilian Modernist Photography, 1946–1964
Madalena Schwartz — Entrevista de 1977
Madalena Schwartz: As metamorfoses
Visita guiada por Amara Moira
Jorge Schwartz — Todo sobre mi madre
90 Anos Claudia Andujar: Uma Vida Com Os Yanomami
Povo da lua, povo do sangue de Marcello G. Tassara (1984)
Claudia Andujar Marcados
Contatos 2 – Renovação da fotografia contemporânea – Nan Goldin. Revista Zum.
Turner, Victor & Bruner, Edward: The Anthropology of Experience. Urbana e Chicago: University of Illinois Press, 1986.
Victor Turner. Dewey, Dilthey e Drama: um ensaio em Antropologia da Experiência
Entrevista com Maureen Bisilliat para Revista Continente. "A Fototografia era como saber pertencer" Janeiro de 2020
DEL CASTILLO, Miguel. Fotografia e literatura nos livros de Maureen Bisilliat. Studium, 40, p. 47-59.
JAREMTCHUK, Dária. “Exílio artístico” e fracasso profissional: artistas brasileiros em Nova Iorque nas décadas de 1960 e 1970. Ars, 14, 28, 2016.
LEITE, Marcelo Eduardo; SILVA, Carla Adelina Craveiro; VIEIRA, Leylianne Alves. Fotografia e escrita: a dupla imersão de uma reportagem. Contracampo, 32, 2, p. 54-72, 2015.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. Capítulo: “O espectador comum: a imagem como narrativa. p. 15-34.
MUNIZ, Vik. Série "Equivalentes" (1993).
SILVA, Carla Adelina Craveiro. Da superfície à raiz: itinerários de Maureen Bisilliat. Anais do VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual: a Goiânia, GO: UFG/ Núcleo Editorial FAV, 2015. p. 64-72.
STIEGLITZ, Alfred. Série "Equivalent" (1925).
(SEMINÁRIO) Bahia amada Amado. Direção: Marcelo Tassara. 1999. 12 minutos.
(SEMINÁRIO) A João Guimarães Rosa. Direção: Marcelo Tassara. 1968. 12 minutos.
(SEMINÁRIO) VITORIO DA COSTA, Ana Paula. Fotolivro como montagem: fenômenos de justaposição eisensteiniana. Tese (Doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade). PUC, Rio de Janeiro, 2020.
MacDougall, David: The Looking Machine – Essays on Cinema. Anthropology and Documentary Filmmaking. Manchester: Manchester University Press, 2019
Marco Antonio; Marques, Roberto e Cardoso, Vânia (Orgs.): Etnobiografia, Subjetivação e Etnografia. Rio de Janeiro: 7 Letras. Ps. 19 – 42.
Gonçalves, Marco Antonio e Head, Scott: Confabulações da alteridade: imagens dos outros (e) de si mesmos. Devires Imagéticos: a etnografia, o outro e suas imagens. Rio de Janeiro: FAPERJ e 7 Letras, 2009. ps. 15 – 35.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221.
(SEMINÁRIO) Villela, Alice: Quando a imagem é pessoa ou a fotografia como objeto patogênico. In Caiuby Novaes, Sylvia (Org.): Entre Arte e Ciência – a Fotografia na Antropologia. São Paulo: EDUSP, 2015. Páginas 109-121.
BRUNO, Fabiana. “Uma antropologia das ‘supervivências’: as fotobiografias”. In Samain, Etienne (org.). Como Pensam as imagens. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012, p. 91-106.
BRUNO, Fabiana. Fotobiografia. Por uma metodologia da estética em antropologia. Tese doutorado, IA-Unicamp, 2009.
BRUNO, Fabiana. Potencialidades da experimentação com as grafias no fazer antropológico: imagens, palavras e montagens. Revista Tessituras 7 (2). 2019
DIDI-HUBERMAN, Georges. “Capítulo Inicial” In: Imagem Sobrevivente. História da Arte e Tempo dos Fantasmas Segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. “Epílogo do pescador de pérolas” In: Imagem Sobrevivente. História da Arte e Tempo dos Fantasmas Segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013, p. 423-429.
DIDI-HUBERMAN, Georges. “Uma antropologia do ponto de vista da imagem”. In: Atlas ou o Gaio Saber Inquieto. O olho da história, III. Belo Horizonte: Humanitas: Editora UFMG, 2018, p. 134-146.
LISSOVSKY, M. “Viagem ao país das imagens”. In: FURTADO, Beatriz (org). Imagem Contemporânea (v. 1). São Paulo: Hedra, 2009, pp. 121-143.
SAMAIN, Etienne. “As “Mnemosyne(s)” de Aby Warburg: Entre Antropologia, Imagens e Arte”. In: Revista Poiésis, n 17, p. 29-51, jul. de 2011.
WARBURG, Aby. Der Bilderatlas Mnemosyne (sob a direção de Martin Warnke e de Claudia Brink). Berlim: Akademie Verlag, 2000; (versão espanhol: Atlas Mnemosyne (2010). Madrid: Ediciones Akal
Ulysse. Direção: Agnès Varda. 1982. 20 minutos
(SEMINÁRIO) A João Guimarães Rosa. Direção: Marcelo Tassara. 1968. 12 minutos. ►