Skip to main content
Side panel
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
English (en)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Search
Close
Search
Toggle search input
Acessar
4300358 - Propostas e Projetos para o Ensino de Física e Ciências (2023)
Home
Courses
2023
IF
430
4300358-101-2023
ORIENTAÇÕES GERAIS
Planilha para a formação de grupos
Planilha para a formação de grupos
Inserir nomes e grupos.
Click on
Planilha para a formação de grupos
to open the resource.
◄ 🚩 Livros Didáticos
Jump to...
Jump to...
Avisos
Autoavaliação
Cronograma
Orientações gerais
🚩 Livros Didáticos
Link para os projetos
Seminário I - Projetos de Ensino
Seminário II - Livro Didático
Editais PNLD
Diogo, R., & Gobara, S. (2008). Educação e ensino de Ciências Naturais – Física no Brasil: Do Brasil Colônia à Era Vargas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 89(222)
Exercício 1
KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 85–93, 2000.
Exercício 2
MOREIRA, M.A. & AXT R. A questão das ênfases curriculares e a formação do professor de ciências. Cad. Cat. Ens. Fis., vol. 3, n.2,p. 66-78, 1986.
Exercício 3
Texto: Nota ANPEd | A proposta de BNCC do ensino médio: alguns pontos para o debate.
Exercício 4
Texto
Exercício 5
MEGID & FRACALANZA O livro didático de Ciências: problemas e soluções.In O Livro Didático de Ciências no Brasil. Camp.: UNICAMP.153-171.2006.
Exercício 6
GRAMOWSKI, V. B.; DELIZOICOV, N. C.; MAESTRELLI, S. R. P. O PNLD e os guias dos livros didáticos de ciências (1999 - 2014): uma análise possível. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 19, n. 0, 2017.
Exercício 7
Link para os projetos ►