Programação
-
-
Responder até 3 de Julho de 2022, às 18h.
1) Faça uma breve autoavaliação da sua participação da disciplina.
2) Faça uma breve avaliação da disciplina.
3) Atribua uma nota para sua participação no curso: ___________
-
Documento de orientação para o curso. Última atualização 18/3/23.
-
Conjunto de Livros Didáticos para Seminário II.
-
Inserir nomes e grupos.
-
🚩 Site do Profis com projetos digitalizados.
-
Submissão do resumo.
-
Submissão do resumo.
-
Os critérios de avaliação estão concentrados no fim dos editais no primeiros anexos.
-
-
1. Dentre os eventos citados no texto de Diogo e Gobara, selecione aquele que considera o mais relevante para compreender o atual ensino de Física. Justifique.
-
-
Sobre o texto de Krasilchik (2000)
1. Descreva de forma sucinta os principais objetivos do ensino médio durante os períodos de 1950 a 2000.
2. Marque como Verdadeiro (V) ou Falsa (F) as seguintes afirmações sobre o texto, justificando quando falsa:
- O Ensino de Ciências esteve estreitamente vinculado aos acontecimentos sociohistóricos do mundo.
- A autora afirma que, até o período da publicação do artigo, muitas escolas ainda utilizavam, em seus planejamentos, linhas de trabalho da década de 1960.
- No Brasil, nunca houve produção de materiais científicos até depois da redemocratização.
- O Ensino de Ciências esteve estreitamente vinculado aos acontecimentos sociohistóricos do mundo.
-
-
Sobre o texto de Moreira e Axt (1986).
1. Descreva, com suas próprias palavras, quais são os significados de currículo citados pelos autores.
2. Marque como Verdadeiro (V) ou Falsa (F) as seguintes afirmações sobre o texto, justificando quando falsa:
Ênfases curriculares são os objetivos que um/a professor/a dá ao currículo da escola.
É impossível ter mais de uma ênfase curricular na construção do currículo.
A classificação das ênfases curriculares de Roberts é voltada para o ensino de ciências, enquanto as de Eisner e Vallace são classificações gerais para a educação.3. Classifique as ênfases curriculares, qual você considera que seja a melhor? Qual considera a pior? Explicite os critérios utilizados.
4. Quais são as vantagens de identificar as ênfases curriculares, para o ensino de ciências?
-
-
Com base na leitura dos textos, qual dos pontos apresentados pela ANPed considera ser o mais relevante para a compreensão das atuais transformações do Ensino Médio? Justifique.
-
-
ALVARENGA, B. Livro didático: análise e seleção. In Tópicos em Ensino de Ciências. Moreira & Axt (orgs.). Porto Alegre: Sagra. p. 18-46.1991.
-
Sobre o texto de Alvarenga (1991)
1. Em sua opinião quais são os principais problemas para se selecionar um livro texto?
2. Descreva alguns dos critérios definidos pela autora para avaliação de um livro-texto.
3. Dentre as propostas de trabalho para a análise de materiais didáticos qual você acha mais completa? Por quê?
-
-
Sobre o texto de Megid e Fracalanza (2006)
1. Qual a crítica que os autores fazem aos critérios utilizados no PNLD (a partir de 1996) em relação aos critérios estabelecidos em 1994?
2. Dos critérios utilizados no PNLD para a análise de livros didáticos de Ciências do Ensino
Fundamental I, com quais concorda? Com quais discorda? Quais seriam desnecessários?3. Dos livros didáticos de física com que você já trabalhou, quais poderiam ser aprovados segundo os critérios enunciados no PNLEM?
-
-
1. Levando em consideração as leituras e discussão da última aula. Como as questões apresentadas pelo artigo sobre a PNLD são resolvidas ou agravadas com o advento da BNCC? Identifique e explore apenas um ponto ou questão.
-