Passer au contenu principal
Panneau latéral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Français (fr)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Rechercher
Fermer
Rechercher
Activer/désactiver la saisie de recherche
Acessar
PCA5016 - Florestas Tropicais: uma Perspectiva Interdisciplinar (2023)
Accueil
Cours
2023
IEE
PCA
PCA5016--2023
Aula 1 - Introdução (presencial)
Fungal time in the Satoyama Forest, 2013
Fungal time in the Satoyama Forest, 2013
Cliquer sur
Fungal time in the Satoyama Forest, 2013
pour ouvrir la ressource.
◄ VanWey et al_2005_pgs 32 e 33 faltantes
Aller à…
Aller à…
Avisos
Raquel Rodrigues dos Santos - apresentação
Programa PCA5016_Programa Florestas Tropicais_uma perspectiva interdisciplinar_2023_v final
Entrega slides das apresentações
Entrega trabalhos finais da disciplina
Emails da turma
FILOTAS, E. et al. 2014. Viewing forests through the lens of complex systems science
MERINO-PÉREZ, L. et al. 2018. Frameworks for Biodiversity and Forests
TSING, A. L. 2019. Em meio à Perturbação: simbiose, coordenação, história e paisagem
VANWEY, L.K. et al. 2005. Theories Underlying the Study of Human-Environment Interactions.
VanWey et al_2005_pgs 32 e 33 faltantes
IPBES_2022_Relatório valors e valoração_SPM
PCA5016_Aula 1_slides
Escobar_1998_Whose knowledge_whose nature
Descola e Palsson_1996_Introduction
Pardini_2020_Amazonia indigena_A Amazonia como sujeito
Dove et al_2003_Global mobilization of environmental concepts
PCA5016_Aula 2_slides
Athayde et al_2021_Critical interconnections between cultural and biological diversity
Schmidt et al_2021_Indigenous Knowledge and Forest Succession Management in the Brazilian Amazon_ Contributions to Reforestation of Degraded Areas
Schmidt et al_2021_Table_1_Indigenous Knowledge and Forest Succession Management in the Brazilian Amazon
Shiratori, K. 2021. Vegetalidade humana e o medo do olhar feminino.
Perguntas-guia:
Kull et al_2015_The political ecology of ecosystem services
Clay_2016_Prducing hybrid forests in the Congo Basin_politcal ecology landscape approach
Chazdon et al_2016_When is a forest a forest
PCA5016_Slides aula 4
2022_Ferdinand_Uma Ecologia Decolonial_Prologo
2014_Escobar_Territorios de diferencia: la ontología política de los “derechos al territorio”
Versão alternativa: 2015_Escobar__Territorios de diferencia_la ontología política de los_derechos al territorio
2015_Porto-Goncalves&Leff_Political Ecology In Latin America
2015_Martinez-Alier_Ecología política del extractivismo y justicia socio-ambiental
2022_Ferdinand_A arca de Noe_Quando o ambientalismo recusa o mundo
2020_Gonzalez&Kroger_The potential of Amazon indigenous agroforestry practices and ontologies for rethinking global forest governance
PCA5016_Aula 5_Ecologia Politica II__2023
Biggs et al_2022_What are SES and SES research.
Preiser et al_2022_Complexity-based SES research.
Cash et al. 2006_Scale and cross-scale dynamics
Mwang e Wardell. 2012. Multi-level governance of forest resources.
Colding and Barthel_2019_Exploring the social-ecological systems discourse 20 years later
Bousquet et al_2015_Socio-ecological theories and empirical research.
BEHAGEL J. 2020. Nexus Global-Local: desafios multi-nível da governança florestal.
PCA5016_Slides aula 6
Questões orientadoras para debate em classe.
Leitura recomendada
PCA5016_Aula 7_Politica florestal_fundamentos_slides
Apresentação aula sobre Fundamentos de Politica Florestal
Nagendra e Ostrom_2006_Insights on linking forests, trees, and people from the air, on the ground, and in the laboratory
Arts_2014_assessing forest governance from a triple G perspective
Andersson_2006_Understanding decentralized forest governance an application of the IAD framework
Sanches R. A. 2015. Governança ambiental no Xingu
Arnstein 1969. Uma Escada de Participação Cidadã
PCA5016 - Aula 8 slides
Palestra Governing the Commons +30 - Eduardo Brondízio
2021_Brondizio_etal_Initiatives_BrazilianAmazon
1992_Schlager and Ostrom_Bundles of Rights
2008_Meinzen-Dick&Mwangi_Cutting the web of interests
2019_Brondizioetal_Instituições e ação coletiva na Amazônia: Uma abordagem metodológica e análise comparativa inicial das localidades de estudo DURAMAZ.
2015_Gallik&Jagger_Bundles, Duties, and Rights: A Revised Framework for Analysis of Natural Resource Property Rights Regimes
2022_Cordeiro-Beduschietal_GovernancaFlorestal
Vídeos do Projeto AGENTS: Iniciativas locais inspiradoras para uma Amazônia Sustentável (2023)
PCA5016_Aula 9_Governança Florestal_Local_2023
Questões para fomentar discussão em sala de aula.
PCA5016_Slides aula 10_governança da paisagem_Cristina
Leitura recomendada
PCA5016-Aula 11 Governança da restauração Florestal
Wilson e Cagalanan_2016_Governing restoration
Chazdon et al_2021_Key challenges for governing forest and landscape restoration
Mansourian e Sgard_2021_Diverse interpretations of governance and FLR
Guariguata and Brancalion_2014_Current Challenges and Perspectives for Governing
Hilderbrand et al_2005_The myths of restoration ecology
Pistorius and Freiberg_2014_Perspectives for the International Governance of Forest Landscape Restoration
SABOGAL et al_2015_Forest and landscape restoration
Valle et al_2020_Marco legal restauracao florestal
UN_Principles for ecosystem restoration_2021_2030
2011_McGinnis_An Introduction to IAD and the Language of the Ostrom Workshop: A Simple Guide to a Complex Framework
2007_Ostrom_A diagnostic approach for going beyond panaceas
2019_Sanches&Futtema_SeedNetworkIAD
2014_McGinnis&Ostrom_ Social-ecological system framework_initial changes and continuing challenges
2011_Ostrom_Background on the Institutional Analysis and Development Framework
Santos 2021_Extrativistas, direitos de propriedade e sustentabilidade do extrativismo da castanha-do-Brasil (tese Raquel)
Perguntas orientadoras para o debate em classe.
Leitura recomendada
IPBES_2022_Relatório valors e valoração_SPM ►