Introduzir as metodologias de dimensionamento das diversas configurações de sistemas fotovoltaicos. Capacitar o estudante a projetar fotovoltaicos para usos finais que requeiram eletricidade.
Apresentar aspectos conceituais e práticos sobre o desenvolvimento e utilização de modelos matemáticos de simulação e de otimização aplicados a sistemas de recursos hídricos, energéticos e ambientais. As técnicas de otimização tratadas neste curso incluem programação linear, programação não linear e programação dinâmica.
Oferecer uma visão geral sobre o estado da arte das aplicações fotovoltaicas apresentando os princípios básicos dos dispositivos envolvidos na conversão e no aproveitamento da conversão direta da luz em eletricidade. Serão apresentadas e discutidas as seguintes aplicações, eletrificação rural com sistemas fotovoltaicos domiciliares, sistemas fotovoltaicos de bombeamento e sistemas fotovoltaicos conectados à rede.
Fornecer uma visão geral sobre os conceitos básicos relacionados com os fundamentos físicos dos processos de conversão, transporte e distribuição de energia. Permitir um nivelamento dos conhecimentos básicos necessários, satisfazendo as demandas dos alunos oriundos das diversas áreas do conhecimento, contribuindo com a interdisciplinaridade ao trabalhar com os conceitos da Fisica de forma coerente com o caráter do Programa de Pós-Graduação em Energia.

Introduzir os fundamentos necessários para o estudante compreender e aplicar o método científico na realização da sua pesquisa.

Objetivos:

Fornecer aos alunos um instrumental teórico-metodológico com respeito às principais fontes de energia nos aspectos de recursos, reservas, projeções, exploração, processamento, conversão, e disponibilização para a sociedade. Analisar metodologias de avaliação de alternativas de oferta energética sob o ponto de vista tecnológico, econômico, social e ambiental.

Justificativa:

O contexto energético internacional, caracterizado por questões de ordem geopolítica e institucional, exige um permanente acompanhamento e reflexão acerca de questões como fluxos, preços, reservas, avanços tecnológicos, mercados e estratégias suprimento, bem como de questões referentes às principais restrições à oferta, sob o ponto de vista tecnológico, econômico- financeiro, social e ambiental.


Apresentar para o aluno o potencial energético dos diversos tipos de resíduos sólidos gerados no Brasil e as tecnologias necessárias para o aproveitamento energético desses resíduos.