Salta al contenido principal
Panel lateral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Español - Internacional (es)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Cerrar
Buscar
Selector de búsqueda de entrada
Acessar
EDF0285 - Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Filosófico (2020)
Página Principal
Cursos
2020
FE
EDF
EDF0285-133-2020
General
Caderno de Apoio aos(às) Estudantes da Feusp
Caderno de Apoio aos(às) Estudantes da Feusp
Haga clic en el enlace
Caderno de Apoio aos(às) Estudantes da Feusp
para abrir el recurso.
◄ Comissão de Equidade FEUSP - vale conferir!
Ir a...
Ir a...
Avisos
Programa
Comissão de Equidade FEUSP - vale conferir!
SOBRE A SUSPENSÃO DAS AULAS - Covid-19
Repositório EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO
O que é filosofia? - Ortega y Gasset
Paidéia: A Formação do Homem Grego
Sobre a legitimidade e o estudo da Filosofia Africana
Conversations of The World - Mogobe B Ramose and Boaventura de Sousa Santos (Trailer)
MATOS, Junot. A formação pedagógica dos professores de filosofia. Um debate, muitas vozes
O humanista e os nazistas
Fascismo ontem e hoje: o Moisés de Freud e Werner Jaeger
REBOUL, Olivier. Filosofia da Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1988, p. 7-25.
KOHAN, Walter Omar. “O ensino da filosofia frente à educação como educação”. In: GALLO, Sílvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio. Filosofia do ensino de filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, v. 7, 2003.
Comentários sobre os textos
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Imaginação e Criatividade na Infância. Ensaio de Psicologia. Tradução, introdução e notas de João Pedro Fróis. Lisboa: Dinalivros, 2012, p. 21-28.
TEIXEIRA, Anísio. “A Pedagogia de Dewey (Esboço da teoria da educação de John Dewey)”, IN: DEWEY, John. Vida e Educação. São Paulo: Abril Cultural, 1980 (Col. “Os Pensadores”).
Na Íntegra - Marcus Vinícius - John Dewey
Anísio Teixeira: Educação não é privilégio | Documentário
Fórum para comentários e discussões
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade.Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013, p. 25-36; 51-63
ENSINANDO A TRANSGREDIR - BELL HOOKS: O AFROLITERATO
Entrevista: bell hooks fala sobre Paulo Freire
fórum para comentários e discussões
fórum para comentários e debate
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: O que é o Esclarecimento? Tradução de Luiz Paulo Rouanet. Brasília: Casa das Musas, 2008.
ADORNO, Theodor W. “Educação após Auschwitz”. In: Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
Immanuel Kant - Prof. Antonio Joaquim Severino
comentários e debate
RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante: Cinco Lições sobre Emancipação Intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 15-30.
comentários e debate
Competências gerais da Educação Básica segundo a BNCC
ARENDT, Hannah. “A crise na educação”. In: Entre o passado e o futuro.
comentários e debate
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão
comentários e debate
texto deste post em slides
SOBRE A SUSPENSÃO DAS AULAS - Covid-19 ►