Programação
-
-
Ver Fazer postagens no fórum: 1
-
ATENÇÃO: Leia a descrição da aula e siga o "passo a passo" abaixo:
AULA 1 – 08/06
Aula tema: A renovação do naturalismo (Ellen Key, Luís Gurlitt, Heinrich Sharrelmann, Berthold Otto).
Objetivo: Compreender o contexto mundial e ascensão de um novo modo de perceber a educação.
Texto base:
“Política e pedagogia na arquitetura ilustrada de Rousseau” pp. 155-250 https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/48/tde-12092011-152740/publico/teseBotoCarlotaLD.pdf
Textos de apoio:- HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos - o breve século XX 1914-1991. São Paulo. Companhia das Letras, 1995.
- ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes
Vídeo Rousseau - https://www.youtube.com/watch?v=70jFf1DqciA
Textos para compreensão:
Biografia Ellen Key: https://pgl.gal/ellen-key-seculo-das-criancas/
Biografia Ludwig Gurlitt https://www.deutsche-biographie.de/sfz24746.html
Biografia Heinrich Ludwig Friedrich Scharrelmann
https://www.deutsche-biographie.de/gnd118794906.html#ndbcontent
Biografia Berthold Otto https://www.deutsche-biographie.de/sfz74220.html
Extras:
Livro Ellen Key The Century of child https://ia802705.us.archive.org/18/items/centuryofchild00keyeuoft/centuryofchild00keyeuoft.pdf
Foto Berthold Otto https://www.pinterest.de/pin/356628864228342414/?lp=true
Roteiro da aula1- Acessar o e-disciplinas USP. Procurar pela disciplina “Uma introdução à História do século XX: Cultura e Educação” (EDF 0531). Clicar em “Apresentação da aula 1” e participar do fórum.
2- Assistir ao vídeo sobre Rousseau
3- Ler “O reconhecimento da infância no estatuto da humanidade” (pp. 249-250) da tese da profª. Carlota Boto: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/48/tde-12092011-152740/publico/teseBotoCarlotaLD.pdf
4- Responda à questão: Como Rousseau imaginava a infância? (máximo 10 linhas).
5-Leia as biografias abaixo (copie e cole do Google tradutor, caso tenha dificuldade):
-Biografia Ellen Key: https://pgl.gal/ellen-key-seculo-das-criancas/
-Biografia Ludwig Gurlitt https://www.deutsche-biographie.de/sfz24746.html
-Biografia Heinrich Ludwig Friedrich Scharrelmann
https://www.deutsche-biographie.de/gnd118794906.html#ndbcontent
-Biografia Berthold Otto https://www.deutsche-biographie.de/sfz74220.html
6- Responda as questões: Como o pensamento de Jean Jacques Rousseau foi apropriado por Ellen Key, Ludwuig Gurlitt, Heinrich Sharrelmann e Berthold Otto? Você percebe práticas educacionais desses autores na educação atual? (máximo 1 lauda).
7-Enviar as atividades até 14 de junho de 2020 pelo e-disciplinas ou por e-mail (ariadneecar@gmail.com ou ariadneecar@usp.br). -
AULA 2 – 15/06
Aula tema: A Pedagogia da ação (escolas novas). Teóricos da pedagogia ativista (William James, John Dewey, Georg Kerschensteiner, Hugo Gaudig, Heussman).
Objetivo: Conhecer as práticas e os teóricos que propuseram um novo modelo de educação.
Textos base:
· SOUZA, Rosa Fátima de. Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX. Educ. rev., Curitiba, n. 49, p. 103-120, Sept. 2013. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300007&lang=pt
· DEWEY, John. O desenvolvimento do pragmatismo americano. Sci. stud. São Paulo, v. 5, n. 2, p. 227-243, June 2007. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-31662007000200006
Vídeo: A Influência do Pensamento de John Dewey nas Políticas Públicas de Educação no Brasil
Leitura complementar:
-Biografia William James https://www.ebiografia.com/william_james/
-Georg Kerschensteiner https://pgl.gal/kerschensteiner-escola-do-trabalho/
-Hugo Gaudig https://www.deutsche-biographie.de/sfz20012.html
Roteiro da aula
1- Assista ao vídeo A Influência do Pensamento de John Dewey nas Políticas Públicas de Educação no Brasil
2- Leia o texto: SOUZA, Rosa Fátima de. Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX. Educ. rev., Curitiba, n. 49, p. 103-120, Sept. 2013. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300007&lang=pt
3- Responda as questões abaixo (até 1 lauda):
O que foi o movimento da escola nova?
Como o movimento da escola nova foi apropriado no Brasil?
Quais foram os agentes (educadores), que facilitaram a inserção do pensamento escolanovista no Brasil?
Quais as ações da escola nova permanecem nos dias atuais?
-
Aula 3 - 22/06
Aula tema: Teóricos da pedagogia ativista (Adolphe Ferrière, Edouard Claparède).
Objetivo: Conhecer as práticas e os teóricos que propuseram um novo modelo de educação.
Texto Base:
· O diabo inventou a escola? A escola ativa na visão de Adolphe Ferrière. In: 25ª Reunião Anual da ANPEd (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação., 2002, Caxambu. MG. Educação: manisfestos, lutas e utopias. Rio de Janeiro: ANPED, 2002. v. único. Disponível em http://www.miniweb.com.br/educadores/teoria_educ/resenha_FERRI%C8RE.pdf
Sobre Adolphe Ferrière: https://pgl.gal/adolfo-ferriere-difusor-do-modelo-da-escola-nova-ativa-no-mundo/
Foto Le Home Che Nouz: https://notrehistoire.ch/entries/RL28LxkJ8KA
Sobre Claparède:
Roteiro da aula
1- Leia a biografia de Adolphe Ferrière, disponível no site https://pgl.gal/adolfo-ferriere-difusor-do-modelo-da-escola-nova-ativa-no-mundo/ (Não é necessário ver os vídeos);
2- Veja a fotografia da Home Chez Nous https://notrehistoire.ch/entries/RL28LxkJ8KA. A instituição continua ativa, funcionando em outro formato https://www.homecheznous.ch/
*Extra: Caso tenha curiosidade, o texto a seguir oferece alguns detalhes da Home Chez Nous https://core.ac.uk/download/pdf/38987413.pdf
3- Leia o texto O diabo inventou a escola? A escola ativa na visão de Adolphe Ferrière. In: 25ª Reunião Anual da ANPEd (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação., 2002, Caxambu. MG. Educação: manisfestos, lutas e utopias. Rio de Janeiro: ANPED, 2002. v. único. Disponível em http://www.miniweb.com.br/educadores/teoria_educ/resenha_FERRI%C8RE.pdf
4- Veja o vídeo sobre Claparède
5- Responda às seguintes questões construindo um texto em prosa (até uma lauda): Quais as similaridades com teóricos estudados nas aulas anteriores? Quais os diferenciais das propostas pedagógicas de Adolphe Ferrière e Edouard Claparède? Quais dessas práticas permanecem até os dias atuais?
-
AULA 4 – 20/06
Texto-base:
· LUCENA, Carlos; FRANÇA, Robson Luiz de; PREVITALI, Fabiane Santana; LIMA, Antônio Bosco de; OMENA, Adriana. Pistrak e Marx: Os fundamentos da educação russa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 271-282, abr2011. Disponível em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/41e/art19_41e.pdf
ROTEIRO DA AULA
1- Leia:
Nesta aula estudaremos sobre as pedagogias alinhadas ao campo social:
· Pedagogia social: Seu precursor, Paulo Nartop (1854-1924), escreveu o livro Pedagogia Social em 1898, no qual aborda o tema da comunidade de interesses como essencial para constituição do ser humano. Esta Pedagogia apregoa que a organização social da vida está relacionada à educação;
· Pedagogia sociológica: Nesta Pedagogia podemos destacar o sociólogo Émile Durkheim (1858-1917) como expoente. A educação, para Durkheim, deve ser exercida pelas gerações adultas, objetivando desenvolver o estado físico, intelectual e moral da criança, ou seja, a educação é vista por ele como a “socialização metódica das novas gerações” (LARROYO, 1974, p. 794);
· Sociopedagogismo italiano: Compreende a pedagogia como essencial para a elevação do ser humano. Podemos destacar nomes como Pietro Siciliani (1835-1885) e Savério Fausto Dominicis (1846-1930);
· Pedagogia democrática: Esta Pedagogia encontrou terreno fértil nos Estados Unidos e na Inglaterra. Nos Estados Unidos, podemos citar John Dewey e sua obra “Democracia e educação”, como vimos na segunda aula. Na Inglaterra, podemos citar Bertrand Russel (1872-1970), que acreditava na educação que desse oportunidade à criança de sentir e pensar por si mesma.
Na Pedagogia Socialista os principais expoentes são Moisey Pistrack (1888-1937) e Makarenko.
2- Leia os seguintes textos:
· GOLOVATY, Ricardo Vidal. A pedagogia socialista de Moisey Pistrak no centenário da Revolução Russa: contribuição pelo olhar da História e da Sociologia da Educação. História e Cultura, Franca, v. 6, n. 1, p. 213-240, mar. 2017. https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1981/1925;
· Filonov, G. N. Anton Makarenko / G. N. Filonov; Carlos Bauer, Ester Buffa (orgs.). – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4659.pdf. pp. 10-28
3- Responda às seguintes questões (até uma lauda):
· Quais as diferenças e as semelhanças da Pedagogia Socialista e as pedagogias estudadas nas aulas 2 e 3?
· Há especificidades da Pedagogia Socialista na educação brasileira atual? Justifique.
-
Aula 5 – 06/07
Aula tema: Celestin Freinet.
Texto Base:
· Legrand, Louis. Célestin Freinet. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4664.pdf (ler as páginas - 11-30). Se o link não mostrar o texto, vá para a página www.dominiopublico.gov.br, clique em “tipo de mídia”, escolha “texto”, clique em “título”, escreva Celestin Freinet, clique em pesquisar. Escolha a primeira opção.
Vídeo sobre Freinet
Vídeo extra sobre Freinet:
Roteiro da aula
1 - Assista o vídeo
2 - Em seguida, leia o texto (páginas: 11-30):
Legrand, Louis. Célestin Freinet. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4664.pdf. Se o link não mostrar o texto, vá para a página www.dominiopublico.gov.br, clique em “tipo de mídia”, escolha “texto”, clique em “título”, escreva Celestin Freinet, clique em pesquisar. Escolha a primeira opção.
3 – Responda às questões (até 1 lauda):
-Tendo em vista as aulas anteriores, relacione a prática de Celestin Freinet com o movimento escolanovista;
-Explique o cerne da proposta pedagógica de Celestin Freinet;
-Quais práticas de Freinet podem ser vistas nas escolas da atualidade? Comente.
-
Tópico 6 - O movimento escolanovista no Brasil. Escolas experimentais. Armanda Álvaro Alberto. Alice Meirelles. Noêmia Cruz.
AULA – 13/07
Aula tema: O movimento escolanovista no Brasil. Escolas experimentais. Armanda Álvaro Alberto. Alice Meirelles. Noêmia Cruz.
Textos Base:
· Mignot, Ana Chrystina Venancio. Armanda Alberto / Ana Chrystina Venancio Mignot. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4691.pdf
· ECAR, Ariadne Lopes. Debates sobre ensino rural no Brasil e a prática pedagógica de Noêmia Saraiva de Mattos Cruz no Grupo Escolar Rural de Butantan (1932-1943). 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-31072017-164756/pt-br.php
· ECAR, A. L.; RABELO, R. S. Alice Meirelles Reis e o jardim de infância: cenário de inovação. In: VIDAL, Diana G.; VICENTINI, Paula P.. (Org.). Mulheres inovadoras no ensino (São Paulo, séculos XIX e XX). 1ed.Belo Horizonte - MG: Fino Traço, 2019, v. 1, p. 27-42.
· MIGUEL, Maria Elizabeth Blanck; VIDAL, Diana Gonçalves; ARAUJO, José Carlos de Souza (Orgs.). Reformas Educacionais: As manifestações da Escola Nova no Brasil (1920-1946). Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2011.
ROTEIRO
1- Leia os seguintes verbetes:
o Verbete Alice Meirelles Reis: https://histeduc.wixsite.com/genre-genero/alice-meirelles-reis
o Verbete Armanda Álvaro Alberto: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/armanda-alvaro-alberto
o Verbete Noêmia Saraiva de Mattos Cruz: https://histeduc.wixsite.com/genre-genero/noemia-saraiva-de-mattos-cruz
o
2- Veja o vídeo que trata sobre a experiência de Noêmia Cruz:
3- Leia o capítulo 6 (p. 212- 242) da tese ECAR, Ariadne Lopes. Debates sobre ensino rural no Brasil e a prática pedagógica de Noêmia Saraiva de Mattos Cruz no Grupo Escolar Rural de Butantan (1932-1943). 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-31072017-164756/pt-br.php
4- Responda às seguintes questões (até uma lauda):
o Há pontos convergentes nas práticas das professoras estudadas? Quais?
o Quais práticas de Noêmia Cruz aparecem nas obras de outros educadores estudados?
o Que práticas pedagógicas de Noêmia Cruz permanecem na educação atual?
-
Aula 7 – 20/07
Aula tema: A educação brasileira (Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho).
Textos Base:
· Nunes, Clarice. Anísio Teixeira. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4689.pdf
· Penna, Maria Luiza. Fernando de Azevedo. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4698.pdf
· Monarcha, Carlos. Lourenço Filho / Carlos Monarcha. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4706.pdf
Vídeo: Lourenço Filho, Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo:
Podcast – Anísio Teixeira: https://open.spotify.com/episode/3KRellJHJUASu7PIBa7CNj?si=nvfl1tdHRK6AxVaH-6H7GQ
ROTEIRO
1- Assista o vídeo sobre a vida e obra de Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho
2- Ouça o podcast sobre Anísio Teixeira https://open.spotify.com/episode/3KRellJHJUASu7PIBa7CNj?si=nvfl1tdHRK6AxVaH-6H7GQ
3- Leia o artigo: Freiras, Clarice. Anísio Teixeira: uma poesia da ação. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro, n. 16, p. 5-18, abril de 2001. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100002&lng=en&nrm=iso>.
4- Responda às seguintes questões (até uma lauda):
- Quais ideais unem Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho?
- Quais as contribuições deixadas por Anísio Teixeira?
- Quais práticas propostas por Anísio Teixeira presentes na escola da atualidade?
-
Trabalho final
Iniciamos nossas aulas assíncronas abordando o naturalismo e a ascensão de um novo modo de perceber a educação. Passamos pelos movimentos em torno da busca de uma educação ativa, que fomentasse o uso dos sentidos, e vimos como ocorreu sua recepção no Brasil com o movimento escolanovista - vetor de mudanças nas políticas públicas da educação brasileira, bem como das práticas docentes.
Para finalizar este curso, recorra às tarefas realizadas nas aulas de 1 a 7 e construa um texto integrado mostrando como ocorreu a nova forma de perceber a educação iniciando pela renovação do naturalismo (aula 1) e finalizando com a contribuição de Anísio Teixeira para a educação brasileira (aula 7).
Possíveis dúvidas:
1 - É preciso escrever um novo texto para o trabalho final?
R: Não. Junte os textos feitos ao final de cada aula de modo que haja coerência entre eles.
2 – O trabalho final deve ter quantas páginas?
R: Até 10 laudas.
3 - Se eu entregar somente o trabalho final, terei nota para terminar a disciplina?
R: Não. As atividades entregues (aulas de 1 a 7) valem 1 ponto cada. A atividade/trabalho final vale 3 pontos.
Outras dúvidas poderão ser sanadas pelo e-mail ariadneecar@gmail.com
Bom trabalho!