Opzioni di iscrizione
OBJETIVOS: Esta disciplina tem por objetivo o exercício de leitura e análise de textos filosóficos sobre problemáticas da Educação de recortes históricos e temáticos diversos. Buscamos que ao final do semestre o aluno seja capaz de: 1) ler e analisar textos de Filosofia; 2) estruturar e expressar seus pensamentos, críticas e ideias fundamentados em reflexões filosóficas; 3) estabelecer conexões com a experiência e a prática docente e conceber e construir seu papel de educador à luz de leituras filosóficas da Educação.
PROGRAMA RESUMIDO
Este programa visa apresentar brevemente a noção de Filosofia enquanto campo de conhecimento e perspectiva crítica e analítica de conceitos e temas dos estudos da Educação e propõe a reflexão filosófica como método para a abordagem de problemáticas de aspectos epistemológicos, históricos, sociais, éticos e políticos das experiências e práticas educacionais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Apresentação
1.1 O que é filosofia?
1.2 As origens da filosofia
2. Podemos filosofar sobre educação?
3. Conceitos de Educação
3.1 Educação, experiência e imaginação
3.2 Pedagogia crítica e transgressão
4. A natureza da teoria em Educação: aspectos epistemológicos, éticos e políticos
5. Fins e valores na prática educacional como problemas filosóficos – Educar para quê?
6. A dimensão ético-política da Educação
7. Filosofia, Educação e prática docente
- Docente: Juliana Oliva