Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
EDF0285 - Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Filosófico (2020)
Início
Ambientes
2020
FE
EDF
EDF0285-133-2020
AULA 2 e 3 - 03 e 10.03 - As origens da filosofia
Conversations of The World - Mogobe B Ramose and B...
Conversations of The World - Mogobe B Ramose and Boaventura de Sousa Santos (Trailer)
Clique em
Conversations of The World - Mogobe B Ramose and Boaventura de Sousa Santos (Trailer)
para abrir o recurso.
◄ Sobre a legitimidade e o estudo da Filosofia Africana
Seguir para...
Seguir para...
Avisos
Programa
Comissão de Equidade FEUSP - vale conferir!
Caderno de Apoio aos(às) Estudantes da Feusp
SOBRE A SUSPENSÃO DAS AULAS - Covid-19
Repositório EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO
O que é filosofia? - Ortega y Gasset
Paidéia: A Formação do Homem Grego
Sobre a legitimidade e o estudo da Filosofia Africana
MATOS, Junot. A formação pedagógica dos professores de filosofia. Um debate, muitas vozes
O humanista e os nazistas
Fascismo ontem e hoje: o Moisés de Freud e Werner Jaeger
REBOUL, Olivier. Filosofia da Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1988, p. 7-25.
KOHAN, Walter Omar. “O ensino da filosofia frente à educação como educação”. In: GALLO, Sílvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio. Filosofia do ensino de filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, v. 7, 2003.
Comentários sobre os textos
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Imaginação e Criatividade na Infância. Ensaio de Psicologia. Tradução, introdução e notas de João Pedro Fróis. Lisboa: Dinalivros, 2012, p. 21-28.
TEIXEIRA, Anísio. “A Pedagogia de Dewey (Esboço da teoria da educação de John Dewey)”, IN: DEWEY, John. Vida e Educação. São Paulo: Abril Cultural, 1980 (Col. “Os Pensadores”).
Na Íntegra - Marcus Vinícius - John Dewey
Anísio Teixeira: Educação não é privilégio | Documentário
Fórum para comentários e discussões
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade.Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013, p. 25-36; 51-63
ENSINANDO A TRANSGREDIR - BELL HOOKS: O AFROLITERATO
Entrevista: bell hooks fala sobre Paulo Freire
fórum para comentários e discussões
fórum para comentários e debate
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: O que é o Esclarecimento? Tradução de Luiz Paulo Rouanet. Brasília: Casa das Musas, 2008.
ADORNO, Theodor W. “Educação após Auschwitz”. In: Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
Immanuel Kant - Prof. Antonio Joaquim Severino
comentários e debate
RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante: Cinco Lições sobre Emancipação Intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 15-30.
comentários e debate
Competências gerais da Educação Básica segundo a BNCC
ARENDT, Hannah. “A crise na educação”. In: Entre o passado e o futuro.
comentários e debate
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão
comentários e debate
texto deste post em slides
MATOS, Junot. A formação pedagógica dos professores de filosofia. Um debate, muitas vozes ►