Zum Hauptinhalt
Website-Übersicht
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Deutsch (de)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Suchen
Schließen
Suchen
Sucheingabe umschalten
Acessar
5965021 - Docência no Ensino Superior: Fundamentos Teórico-Metodológicos (2019)
Startseite
Kurse
2019
FFCLRP
596
5965021--2019
5965021-1- Aula do dia 14/5/2019 - Continuidade da...
Atalho Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado ...
Atalho Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Química
Klicken Sie auf '
Atalho Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Química
', um die Ressource zu öffnen.
◄ Atalho Projeto Pedagógico do Bacharelado em Matemática Aplicada a Negócios
Direkt zu:
Direkt zu:
Avisos
Programa e Cronograma da Disciplina 5965021-1 - 2019
Texto 1 - RIVAS, N. P. P.; SILVA, G. M. ; GONÇALVES, M.F. ; SCARPINI, N. A. M. O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo.
Texto 2 - HARLAND, Tony. Enseñanza universitária: uma guia introductoria.
Texto 4: HERNÁNDEZ, Cruz A.;GUARATÉ, ANA YELENA. Modelos didácticos para situaciones y contextos de aprendizaje. Parte 1
Texto 4: HERNÁNDEZ, Cruz A.;GUARATÉ, ANA YELENA. Modelos didácticos para situaciones y contextos de aprendizaje.Parte 2
Texto 4: HERNÁNDEZ, Cruz A.;GUARATÉ, ANA YELENA. Modelos didácticos para situaciones y contextos de aprendizaje. Parte 3
Texto 3: ANASTASIOU, Léa. G.C ; ALVES, Leonir .P. Estratégias de ensinagem.
Texto 5- Texto 05: CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva
Texto 6 _Texto 06. DIAS SOBRINHO, José. Universidade em tempos de precarização e incertezas.
Síntese Reflexiva 1 - Referente à Unidade I
Modelo de Plano de Aula
Plano de Aula - Dia 26 de Março de 2019- Profa. Noeli
Texto Complementar_Santos, Boaventura de Sousa.A UNIVERSIDADE NO SÉCULO XXI. Data: 26 de março de 2019
Universidade_ Breves Notas - Aula do dia 26 de março de 2019
Texto 7- CUNHA, Maria Isabel. A docência como ação complexa
Texto 8 - CUNHA, Maria Isabel. Docência na Educação Superior:
Síntese Reflexiva 2- Referente à Unidade II
Grupo 1- Plano de Aula
Aula 9 de abril de 2019_ Cunha, Maria Isabel de ( 2010 e 2018)
Texto 9 - ZABALZA, M. Os Professores Universitários.
Síntese Reflexiva 3 - Referente à Unidade II
Grupo 2- Plano de Aula
Texto 10. PACHECO, José Augusto. CURRÍCULO: ENTRE TEORIAS E MÉTODOS.
Texto 11_TAVANO, Patricia Teixeira; ALMEIDA, Maria Isabel. CURRÍCULO: UM ARTEFATO SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL
Síntese reflexiva 4 - Referente à Unidade III
Grupo 3 - Plano de Aula
Texto 12. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico
Texto 13_ANASTASIOU, Léa C. Propostas curriculares em questão: saberes docentes e trajetórias de formação
Texto 14. MASETTO, Marcos Tarciso. INOVAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR
Síntese Reflexiva (5) referente à Unidade IV– até o dia 06/5/2019.
Grupo 4 -Plano de Aula
Atalho para Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação
Atalho Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Informática Biomédica
Atalho Projeto Pedagógico do Bacharelado em Matemática Aplicada a Negócios
Atalho Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Física Médica
Atalho Projeto Pedagógico Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas
Atalho Projeto Pedagógico curso de Licenciatura em Química
Projeto Pedagógico curso de Engenharia de Produção
Projeto Pedagógico Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem
Projeto Pedagógico curso de Ciências Biomédicas
PPC Curso de Medicina FMRP USP
PPC Curso de Medicina Unochapecó
Currículo mínimo cursos de Química
Currículo mínimo curso de Enfermagem
Currículo mínimo Pedagogia
Currículo mínimo Psicologia
Currículo mínimo Matemática
Projeto Pedagógico Licenciatura em Educação no Campo_UFPr
Roteiro para análise de Projeto Pedagógico de Curso de Graduação
Projeto Pedagógico _Pedagogia _Unicamp
Projeto Pedagógico de Curso_Pedagogia - FFCLRP/DEDIC
Slides sobre Organização Curricular - Matrizes Curriculares
Texto 15_Veiga, Ilma_Organização didática da aula
Texto 16_Levinski, Eliara_Docência Universitária
Texto 17_Sanchez Blanco, G_ Diseno de unidades didácticas
Sntese reflexiva (6) referente à Unidade V– até o dia 20/5/2019.
Grupo 5 - Plano de Aula
Grupo 6- Plano de Aula
Texto: Avaliação formativa no ensino superior: avanços e contradições
Texto 20:Texto 20. SORDI, Mara Regina Lemes De. Avaliação como instrumento qualificador da docência universitária. 2012.
Texto 18. DEMO, Pedro. Mitologias da avaliação. 4ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
Texto complementar 1
Texto complementar 2
Texto complementar 3
Texto complementar 4
Texto complementar 5
Texto complementar 6
Texto complementar 7
Texto complementar 8
Tarefa Final 1_ Texto Reflexivo
Tarefa Final 2 - Plano de Ensino
Orientações sobre elaboração do Plano de Ensino/Programa de Aprendizagem
Atalho Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Física Médica ►