Programação
-
Em anexo, o Programa e Cronograma da Disciplina 5965021-1 - 2019.
-
-Apresentação dos estudantes e do Programa da Disciplina
-Discussão sobre o Programa de Aperfeiçoamento do Ensino-PAE.
Texto 1: RIVAS, N. P. P.; SILVA, G. M. ; GONÇALVES, M.F. ; SCARPINI, N. A. M. O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo. In: Adriana Katia Corrêa; Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza. (Org.). Formação de Professores em debate: educação superior, educação profissional e licenciatura em enfermagem. 1ed. Curitiba, Paraná: Editora CRV e CAPES, 2016, v. 1, p. 113-129.
Texto 2: HARLAND, Tony. Enseñanza universitária: uma guia introductoria. Madrid, España: Ediciones Morata, 2017. Cap. 8. p. 119-129.
Texto 3: ANASTASIOU, Léa. G.C ; ALVES, Leonir .P. Estratégias de ensinagem. In: Anastasiou , L. G. C.; Alves ,L .P. Processos de ensinagem na universidade- pressupostos para as estratégias de trabalho em aula.8. ed. Joinville-SC UNIVILLE, 2015. Capítulo 3.
Texto 4: HERNÁNDEZ, Cruz A.;GUARATÉ, ANA YELENA. Modelos didácticos para situaciones y contextos de aprendizaje. Madrid, Espana: Narcea , 2017. Caps. 03 e 04. p. 39 – 188.
-
UNIDADE I - A universidade brasileira e as políticas para a educação superior: modelos de universidade, lei 9394/96 e o plano nacional de educação.
Texto 05: CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Conferência de Abertura da 26ª. Reunião Anual da ANPEd. Poços de Caldas, MG, 2003. (Site www.anped.org.br ).
Texto 06. DIAS SOBRINHO, José. Universidade em tempos de precarização e incertezas. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, p. 736-753, nov. 2018.Atividades:
a)O ensino superior brasileiro: breves notas – Docente responsável Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas – DEDIC/FFCLRP/USP.
b )Discussão dos textos 05 e 06, por meio de painel integrado. Coordenação: Docente responsável e Profa. Dra. Maria Auxiliadora Marques- Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais e GEPEFOR (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Professor e Currículo), cadastrado no CNPQ.
c) Postagem da síntese reflexiva (1) referente à Unidade I – até o dia 25/3/2019. (Escolha de um dos textos (5 ou 6- síntese individual).
-
UNIDADE II - Docência universitária: concepções, identidade, formação pedagógica, profissionalização e pesquisa.
Texto 7- CUNHA, Maria Isabel. A docência como ação complexa. In: Cunha, M.I. Trajetórias e lugares de Formação da docência Universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin Editores; Brasília, DF: CAPES: CNPq, 2010. (p.19 -34)
Texto 8 - CUNHA, Maria Isabel. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação (Porto Alegre), v. 41, n. 1, p. 6-11, jan.-abr. 2018.
Atividades:
1. Apresentação do tema pelo Grupo 1. O Grupo escolhe uma Estratégia de Ensino, que mobilize a turma toda. Textos 7 e 8.
2.Sínteses elaboradas pela docente formadora.
3. Discussão e análise dos principais conceitos/ideias.
4. Postagem da síntese reflexiva (2) referente à Unidade II – até o dia 08/4/2019. (síntese individual- Escolha de um texto (8 ou 9).
5.Observação: O Grupo 1 deve postar o Plano de Aula na Plataforma Moodle, até o dia 08/4/2019.
-
Texto 9 - ZABALZA, M. Os Professores Universitários. In: _____. O ensino universitário, seu cenário e seus protagonistas – Rumos da Universidade para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 105 a 144. Cap.3.
Atividades
1.Apresentação do tema pelo Grupo 2. O Grupo escolhe uma Estratégia de Ensino, que mobilize a turma toda. Texto 9.
2.Sínteses elaboradas pela docente formadora.
3. Discussão e análise dos principais conceitos/ideias.
4. Postagem da síntese reflexiva (3) referente à Unidade II–Texto 9 até o dia 22/4/2019. (síntese individual).
5.Observação: O Grupo 2 deve postar o Plano de Aula na Plataforma Moodle, até o dia 22/4/2019.
-
UNIDADE III - Fundamentos do currículo para a educação superior.
Texto 10. PACHECO, José Augusto. CURRÍCULO: ENTRE TEORIAS E MÉTODOS. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 137, maio/ago. 2009; p.383-400.
Texto 11. TAVANO, Patricia Teixeira; ALMEIDA, Maria Isabel. CURRÍCULO: UM ARTEFATO SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL . Rev. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.11, n.1, p. 29-44, jan./abr.
Atividades:. Apresentação do tema pelo Grupo 3. O Grupo escolhe uma Estratégia de Ensino, que mobilize a turma toda. Textos apresentados na aula:
2.Sínteses elaboradas pela docente formadora.
3. Discussão e análise dos principais conceitos/ideias.
4. Postagem da síntese reflexiva (4) referente à Unidade III – até o dia 29/4/2019. (Síntese individual - Escolha de um dos textos -10 e 11).
-
UNIDADE IV- Diretrizes curriculares nacionais para o ensino superior e suas implicações para os projetos político-pedagógicos de cursos de graduação.
Texto 12. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico: Continuidade ou Transgressão para acertar? In: Veiga, I.P.A. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político-Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. ( p.13-45)
Texto 13. ANASTASIOU, Léa C. Propostas curriculares em questão: saberes docentes e trajetórias de formação. In: CUNHA, Maria Isabel (org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas-SP: Papirus, 2007. Cap.3. (p.43-62).
Texto 14. MASETTO, Marcos Tarciso. INOVAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7, n.2 , agosto, 2011; p.1-20.
Texto Complementar:
Diretrizes Curriculares Nacionais- área de conhecimento de formação dos estudantes.Atividades:
1. Apresentação do tema pelo Grupo 4. O Grupo escolhe uma Estratégia de Ensino, que mobilize a turma toda. Textos apresentados na aula: 12 e 13.
2. Sínteses elaboradas pela docente formadora.
3. Discussão e análise dos principais conceitos/ideias.
4. Postagem da síntese reflexiva (5) referente à Unidade IV– até o dia 06/5/2019. (Síntese individual -Escolha de um dos textos- 12 ou 13 ou 14).
5.Observação 1 : O Grupo 4 deve postar o Plano de Aula na Plataforma Moodle, até o dia 06/5/2019.
-
Continuidade da Unidade IV: Projetos Pedagógicos dos Cursos e Diretrizes Curriculares Nacionais
Atividades
1. Cada estudante deve ler as Diretrizes Curriculares Nacionais de seu curso de Graduação e um Projeto Pedagógico (relacionado a sua área de formação).
2. Na sala de aula os estudantes serão divididos por curso e ou área e farão análises a partir de um roteiro estabelecido.
3. As apresentações serão por itens dos Projetos Pedagógicos de Curso.
-
UNIDADE V- Organização do processo didático: a prática do planejamento de ensino (plano de ensino)
Texto 15- VEIGA, Ilma Passos. Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In: VEIGA, I. P. A . (org.) Aula: Gênese, Dimensões, Princípios e Práticas. Campinas-SP: Papirus , 2008.Cap.10.
Texto 16. LEVINSKI, Eliara Z.; CORREA, Carina T; MATTOS, M. Docência Universitária: O Planejamento da Disciplina e a Organização da aula. In: FÁVERO, Altair Alberto et al. Docência Universitária: Pressupostos Teóricos e Perspectivas Didáticas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2015. Cap.10.(p.207-221).
Texto 17. SANCHEZ BLANCO, G.; VALCÁRCEL PÉREZ, M. V. Diseño de unidades didácticas em el área de ciências experimentales. Enseñanza de las ciências, v. 11 (1), 1993, p. 33-44. (Texto para consulta).
Atividades
1. Apresentação do tema pelo Grupo 4. O Grupo escolhe uma Estratégia de Ensino, que mobilize a turma toda. Textos apresentados na aula: 15 e 16.
2. Postagem da síntese reflexiva (6) referente à Unidade V– até o dia 20/5/2019. (Síntese individual - Escolha de um dos textos-15 ou 16).
3. Análise e discussão de Programas de Disciplina de Graduação, a partir de um roteiro.
4. Observação: O Grupo 4 deve postar o Plano de Aula na Plataforma Moodle, até o dia 20/5/2019. -
UNIDADE VI - Processo ensino – aprendizagem: o papel da avaliação da aprendizagem (conceitos, critérios e instrumentos)
Texto 18. DEMO, Pedro. Mitologias da avaliação. 4ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
Texto 19. SILVA, Natália Luiza; MENDES, Olenir Maria. Avaliação formativa no ensino superior: avanços e contradições. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 271-297, mar. 2017.
Texto 20. SORDI, Mara Regina Lemes De. Avaliação como instrumento qualificador da docência universitária. 2012.
https://www.cidui.org/revistacidui/index.php/cidui/article/view/323.
Atividades:
1.Avaliação da Aprendizagem: Apresentação do tema pelo Grupo 6.
2.Textos apresentado na aula: 18, 19 e 20.
3. Discussão e análise dos principais conceitos/ideias.
4. Observação: O Grupo 6 deve postar o Plano de Aula na Plataforma Moodle, até o dia 27/5/2019.
5. Entrega de um texto reflexivo sobre a contribuição da disciplina para a construção da identidade docente. Postagem na plataforma Moodle. (Máximo: 5 laudas- Data : Até 11/6/2019). (Atividade Individual)
6. Entrega de um Plano de Ensino/Curso referente ao Ensino de Graduação, em sua área de formação. Postagem na plataforma Moodle. Data : Até 11/6/2019). (Atividade Individual)
7. Fechamento e avaliação da Disciplina.
-
1. Entrega de um texto reflexivo sobre a contribuição da disciplina para a construção da identidade docente. Postagem na plataforma Moodle. (Máximo: 5 laudas- Data: Até 11/6/2019). (Atividade Individual)
2. Entrega de um Plano de Ensino/Curso referente ao Ensino de Graduação, em sua área de formação. Postagem na plataforma Moodle. Data: Até 11/6/2019). (Atividade Individual)