Salta al contenido principal
Panel lateral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Español - Internacional (es)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Cerrar
Buscar
Selector de búsqueda de entrada
Acessar
PEA5900 - Tecnologia de Ensino de Engenharia - 1o Q 2020
Página Principal
Cursos
2020
EP
PEA
PEA5900--2020
Geral
trabalhos de 1o Q - 2020
trabalhos de 1o Q - 2020
Haga clic en
Trabalhos-PEA5900-1o q-2020.pdf
para ver el archivo.
◄ Plano da disciplina PEA5900 - 1o q 2020
Ir a...
Ir a...
Avisos
Plano da disciplina PEA5900 - 1o q 2020
entrega dos grupos e temas de trabalho - ate dia 1/4/2020
links de ensino de engenharia
lista de livros
projeto pedagógico POLI-USP - EC2
projeto pedagógico POLI -USP - EC3
guia ortográfico
como fazer uma apresentação em 10 minutos
código de ética da USP
exemplos de artigos de turmas anteriores
artigo Eric Mazur - novo
artigo Deslauriers - novo
documento novo modelo de avaliação docente da USP - NOVO
video - This Will Revolutionize Education - NOVO
LDB
diretrizes engenharia MEC
link diretrizes curriculares atuais
MEi/CNI - proposta - diretrizes curriculares 2018
novas diretrizes curriculares de engenharia - 2019
resolucao - numero de horas cursos de engenharia
artigo - comparação 48/76 e DCN 2002
48/76
instrumento avaliação - INEP
Matéria - Competências e habilidades - ENEM
artigo Competências - Revista Abenge
habilidades e competências - texto
diretrizes do ENADE 2017 - engenharias
SINAES - portal
instrumento de avaliação de cursos - MEC - novo
link para textos das diretizes curriculares em audiencia publica
resolução 1010/2005 - CREA- atribuições atividades do engenheiro
Resolução Nº 1048 (15/08/2013) do CONFEA
resolução 1073/2016 CONFEA
proposta Abenge Diretrizes Curriculares - 2018
entrega atividade 1a aula ate 11 /03/2019
apresentação - história engenharia
avaliação ensino superior no Brasil - Luiz Roberto Lisa Curi- CNE
método projeto de engenharia - powerpoint
1001 usos de um barômetro - Niles Bohr
Qual é o problema? - texto
A Engenharia não é uma ciência exata - Vahan Agopyan, reitor da USP
Aula 3: competências dos bons professores
entrega atividade 2a aula - Características de Bons Professores - até 1/4/2020
Conceitos e Mapa Conceitual - PowerPoint
artigo: MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - Marco Antonio Moreira
software cmaptools para construir mapas conceituais
Link download Cmaptools
entrega atividade mapa conceitual até dia 1/4/2020
plano de disciplina 1
plano de disciplina 2
capítulo livro
entrega plano de disciplina até dia 1/4/2020
Exemplo de um plano de ensino
questionario de avaliação - POLI USP
questionarios da Universidade de Viçosa
site de avaliacao da Universidade Federal de Viçosa
Avaliação apresentação Nakao
tecnicas de avaliacao
capitulo 10 - parte1
capitulo 10 - parte2
indicadores avaliação CERT - USP
entrega atividades de tipos de avaliações + questionario de Viçosa - até dia 8/4/2020
estratégias - ppt
capítulo livro parte 1
capítulo livro parte 2
exemplos de perguntas - estratégias
capítulo de livro - Aprendizagem Ativa
Workshop - Estratégias e Métodos de Aprendizagem Ativa - Profa Valquiria Vilas Boas - UCS - Abenge
Link Plicker
entrega tarefa Listas Estratégias + Perguntas de Estratégias - ate dia 15/4
entrega estrategias tempos de afastamento social - ate dia 22 de abril
estilos aprendizagem
texto estilos aprendizagem - Lia Cristina B. Cavellucci
Teaching engineering - capítulos 12 e 13 -
sistemas representativos - ppt
sistemas representativos - ocular
múltiplas inteligências
quadro estilos e múltiplas inteligências
psicologia educação 1
psicologia educação 2
teste MTBI - 72 perguntas
testes psicológicos
teste - múltiplas inteligências
entrega - resultados teste MTBI - ate 29 abril
entrega teste multiplas inteligencias - ate 29 de abril
entrega teste psicologicos - ate dia 29 de abril
como estabelecer objetivos educacionais
domínio psicomotor - PROF. CLAUDIO ZAKI DIB
taxonomia Bloom
texto Objetivos Educacionais
domínio afetivo - PROF. CLAUDIO ZAKI DIB
artigo - Nova Taxonomia Bloom
exemplo
Kolb , Maslow , Sabato e Triple Helix
entrega tarefa - taxonomia de Bloom - ate 6 de maio
Univesp
universidade aberta do Brasil - UAB
educational technology and mobile learning
MIT Open Courses
ABED - Associação Brasileira de Ensino à Distância
Educação Superior a Distância - MEC
SEED - Banco Internacional de Objetos Educacionais
links ferramentas e de EAD
"Educação a Distância: Conceitos, Tecnologias, Constatações, Presunções e Recomendações", de autoria de Eduardo Toledo Santos e Marcos Rodrigues
MOOCs
perguntas de EAD
entrega tarefa de EAD e Ferramentas -13/5//2020
notas das avaliacoes de apresentacoes dia 20/5 - entregar ate dia 27/5
notas das avaliacoes de apresentacoes dia 27/5 - entregar ate dia 5/6
entrega arquivo apresentação de trabalhos em grupo - ate dia 5 de junho
entrega arquivo texto de trabalhos em grupo - ate dia 5 de junho
entrega artigo individual - ate dia 5 de junho
entrega dos grupos e temas de trabalho - ate dia 1/4/2020 ►