ED06
Dinâmica em Sala de Aula
Parte I - exercício individual
Visite as seguintes páginas web:
Qual página web atraiu mais a sua atenção? Como você acha que a apresentação contribuiu para você achar os temas escolhidos mais interessantes? Manifeste a sua opinião durante a discussão em sala com todos os colegas.
Parte II - exercício em grupo
Caso não tenha ainda a planilha de dados climáticos de Piracicaba no seu computador, faça o download clicando AQUI. Em seguida, entre numa das seguintes salas e com a ajuda dos seus colegas respondam às questões deste estudo dirigido Q06 (clique no ícone acima para acessar as questões).Equipe 1 | Equipe 2 | Equipe 3 |
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Parte III - para refletir
O gráfico abaixo apresenta a série histórica de ocorrência dos fenômenos El Niño (aquecimento das águas do Pacífico na costa do Peru) e La Niña (resfriamento das águas do Pacífico na costa do Peru). Como você organizaria os dados para explorar uma eventual correlação entre esses fenômenos e as variáveis climáticas medidas em Piracicaba?
O El Niño produz diminuição do regime de chuvas em localidades como a Amazônia, o Nordeste brasileiro, a Austrália, Indonésia e outras. No Brasil, o fenômeno também contribui para o aumento de chuvas nas regiões Sul e em partes do Sudeste e do Centro-Oeste. O La Niña é um fenômeno inverso e provoca no Brasil efeitos como a intensificação das chuvas na Amazônia, no Nordeste e em partes do Sudeste. Além disso, o La Niña provoca a queda das temperaturas na América do Norte e na Europa.
A tabela abaixo agrupa os fenômenos El Niño e La Niña quanto à sua intensidade.
Método de avaliação: Nota mais alta