Exercício para Fixação - Programas de autocontrole e elementos de inspeção (Simulação de problemas de ordem prática nas indústrias de carne)
Os
exercícios de fixação são uma forma comum de aplicar o conhecimento teórico
adquirido e retirar dúvidas que eventualmente surjam. Baseado nos conhecimentos
adquiridos a respeito das legislações de Boas Práticas de Fabricação-BPF,
Programas de Autocontrole –PACs e Elementos de Inspeção, leia atentamente o
texto abaixo, faça um breve relato das não conformidades detectadas, do
elemento de inspeção ao qual se encaixa cada não conformidade identificada e
proponha ações corretivas e preventivas para as falhas detectadas.
A primeira questão (Letra A), apresenta um exemplo do problema e das ações corretivas/medidas preventivas, e poderá ser utilizada como modelo para vocês responderem as demais questões.
O Médico Veterinário Carlos Alberto de Nóbrega, responsável pelas atividades de inspeção no Abatedouro Frigorífico realizou sua inspeção in loco nas áreas produtivas e detectou as seguintes situações:
a) Na Área de Recebimento dos Animais, estes eram manejados com extrema violência, utilizando objeto pontiagudo, que gerava em muitos dos casos lesões nesses animais;
Resposta
Elemento de Inspeção: Bem-Estar Animal
Não Conformidade: Animais manejados com violência, utilização de objetos pontiagudos, causando lesões.
Ação Corretiva: Advertir o colaborador que está executando a tarefa de maneira incorreta e orientá-lo.
Ação Preventiva: Retirar o colaborador da tarefa em caso de reincidência de NC.
b) No setor de Abate, durante a realização da operação de esfola do matambre, o colaborador não realizava a troca de facas, onde o mesmo riscava e esfolava com a mesma faca. Ressalto que no programa da empresa, preconiza-se a utilização de uma faca de cabo amarelo para realização da riscagem do couro e faca de cabo branco para a esfola, com intuito de minimizar a contaminação cruzada do couro com a musculatura animal.
c) Nas Câmaras de resfriamento de carcaças, notou-se intensa condensação, com respingos de água sobre as carcaças.
d) Na área de lavagem de utensílios, no setor de desossa, notou-se a presença de um ralo entupido, gerando excesso de água no piso, que respingava sobre os utensílios higienizados.
e) Na área de bucharia suja foi identificado uma centrifuga com problemas de solda no seu interior, promovendo acúmulo de resíduos nesse local.
f) Na área de graxaria foram identificadas várias cabeças contendo encéfalo, material proibido por lei, sua adição em farinhas devido ao risco de Encefalopatia Espongiforme Bovina.
h) Durante o intervalo do almoço foi realizada a limpeza da área de quarteio e ao término da mesma, o inspetor notou excesso de sebo na serra de quartos e algumas etiquetas no piso.
j) Ao adentrar a sala de guarda de embalagens primárias foram identificadas algumas embalagens vencidas e dispostas sobre o piso do setor.
k) Ao receber os documentos pertinentes ao fechamento do abate e desossa do dia 06/11/2019, notou-se que os totais de animais desossados não condizem com o número de animais abatidos no dia 05/11/2019, ou seja, foram abatidos 926 animais foram conduzidos à entrada na desossa 930.
l) Ao realizar a avaliação da realização do monitoramento de PCC1B- revisão das meias carcaças, notou-se que o operador não estava realizando a avaliação de 100% das ½ carcaças, conforme preconizado no programa da empresa.
m) Nosso inspetor solicitou ao monitor do PCC 2F –detecção de metais realizasse o procedimento que foi executado corretamente, porém ao avaliar a intensidade luminosa da área notou-se que a mesma estava com 240 LUX.
n) Foi solicitado ao monitor do controle de qualidade, a planilha de controle de ph e cloro dos setores. As 10:20 foi marcado na planilha de registro que o cloro da área de lavagem de utensílios estava com 0,00 ppm e não foi aplicada ação corretiva sobre o fato.
o) Durante sua avaliação, o auditor médico veterinário do Ministério da Agricultura, resolveu verificar o vestiário/sanitário masculino e notou papel higiênico disposto no piso, torneiras quebradas e patentes entupidas.
p) Na área do mezanino de montagem de caixas, havia uma armadilha luminosa, sem a devida marcação pela empresa de controle de pragas. De acordo com o programa da empresa as armadilhas são monitoradas semanalmente e uma marcação é realizada, evidenciado que a checagem foi realizada.
Bons estudos!
Método de avaliação: Nota mais alta