Cirurgia
Introduzir o aluno aos conceitos de formação de imagem diagnóstica, proteção e segurança radiológicas, anatomia da imagem, funcionamento de equipamentos de imagem para as modalidades radiográfica, ultrassonográfica, de tomografia computadorizada e imagem por ressonância magnética.
Auxiliar os alunos a identificar, definir, conceituar e adquirir as noções fundamentais sobre a Anatomia do Aparelho Locomotor, Sistema Nervoso, Pele e Anexos, bem como sobre os diferentes métodos de sua abordagem. Ainda fornecer elementos básicos na preparação para a prática médico-veterinária, facilitando a formação de alunos pensantes e capazes de compreender e agir conforme os princípios profissionais éticos, através de conceitos, descrição de estruturas, forma e função dos elementos.
•Estudar o mecanismo de ação e o uso clínico dos principais fármacos utilizados em anestesia; •avaliação pré-operatória e monitoração no período peri-operatório; •emprego de técnicas anestésicas nas diferentes espécies domésticas; •proporcionar conhecimentos que possam promover melhores condições aos pacientes através do estudo de dor e analgésicos, fármacos vasoativos, fluidoterapia e reanimação cardiopulmonar.
Estudo das operações preparatórias e intervenções cirúrgicas gerais e especiais, visando o tratamento das afecções apresentadas na Clínica Cirúrgica.
Capacitar o aluno a aplicar os conceitos das relações gerais dos órgãos constituintes do corpo animal, prevendo o comportamento normal e suas variações no conjunto de estruturas das principais regiões corpóreas de interesse clínico-cirúrgico, possibilitando através do caráter aplicado a extrapolação de dados morfológicos regionais, como subsídio à Patologia, Cirurgia, Semiologia e Imagologia.
Criar o primeiro contato dos alunos da graduação em Medicina Veterinária com a Técnica Cirúrgica e Clínica Cirúrgica Veterinária, estimulando-os ao trabalho na área e despertando o interesse em temas ainda desconhecidos no início do curso. Permitir que os graduandos realizem tarefas básicas no centro cirúrgico, como a paramentação e instrumentação, além do auxílio em pequenos procedimentos cirúrgicos sem que ocorra a contaminação ou agravos aos pacientes.