Na 1a aula conversamos sobre aulas híbridas, ou invertidas - fora do horário das aulas, os estudantes assistem vídeos, leem material recomendado e relacionado, e iniciam exercícios; e durante as aulas tiramos dúvidas, respondemos perguntas, e colaboramos na solução dos exercícios. Os 2 recursos devem ser vistos como material complementar às aulas e à literatura sugerida.

Recurso 1: as aulas em inglês do professor Richard Pates, de Lund, estão no YouTube, na playlist do prof Pates:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLBYGwR1BU9CFZarhZnAn3wkMdf4FsmJdD

A coletânea de exercícios (compendium.pdf) está anexa.

As aulas gravadas de Lund consistem 45 vídeos cortados em trechos de duração administrável, em geral em torno de 15 minutos ou menos. Ao longo das aulas vamos decidir quais e quantos vídeos podem vistos por semana - depende do feedback dos estudantes sobre o material. As aulas em inglês não devem ser vistas como uma barreira ao aprendizado! Temos o horário das aulas interativas para tirar dúvidas e resolver problemas. O título de cada vídeo descreve o tema.

Recurso 2: os slides das aulas do professor Piqueira de 2020 estão no Moodle:

https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=79928

As aulas gravadas estavam no e-aulas, mas não consegui localizá-las ontem. Hoje as gravações voltaram! Devem ter corrigido algum bug do e-aulas. Segue o link:

https://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=16377

A seleção de tópicos do professor Piqueira é um pouco diferente da que tenho intenção de usar. Porém ambos os recursos são igualmente úteis e servem para o propósito de aprender os conceitos de Controle Não Linear, e portanto para obter aprovação na matéria.


Última atualização: quinta-feira, 18 ago. 2022, 14:40