Proporcionar ao aluno capacidade de análise física e matemática dos mecanismos da transferência de calor básicos (condução, convecção e radiação) objetivando complementar a formação intuitiva e relativamente superficial propiciada nos cursos de graduação
Disciplinas responsáveis pelo desenvolvimento e preparação profissional dos alunos. A aprendizagem se enquadra dentro de um contexto mais criativo e social, fomentando no aluno o interesse para se relacionar melhor com o mundo que o cerca.

Objetivos da disciplina:

  1. Conhecer os componentes eletrônicos básicos (passivos e ativos): resistor, capacitor, indutor, diodo, transistor, regulador de tensão, amplificador operacional.
  2. Conhecer e implementar em laboratório circuitos eletrônicos analógicos básicos tais como: divisor de tensão, retificador de meia onda, retificador de onda completa, transistor BJT em emissor comum, regulador de tensão elétrica, OPAMP inversor  e não inversor, somador, filtros passivos e ativos.
  3. Implementar e verificar em laboratório circuitos elétricos e eletrônicos dentro do contexto de um projeto de um sistema mecatrônico.

Esta disciplina tem como objetivo aplicar o método dos elementos finitos na análise de problemas lineares de engenharia. Em especial serão enfocados os problemas da elasticidade em sólidos e problemas de campo.
Abordar, apresentar e testar em sala de aula e laboratório os principais instrumentos de medidas em engenharia mecânica e mecatrônica. Acrescentar à formação do aluno conceitos e técnica de condicionamento de sinais e de medidas.

Fornecer conhecimentos teóricos e práticos de implementações de sistemas embarcados que compõe produtos mecatrônicos.

Exercitar procedimentos de programação de sistemas embarcados.

Familiarizar-se com a forma, as ferramentas de trabalho profissional e os recursos utilizados para a programação de sistemas embarcados.

Estudar as particularidades com o uso de sistemas operacionais de tempo real, RTOS.

Trabalhar ferramentas de software profissionais voltadas ao acionamento de motores, leitura de sensores, implementação de controladores e comunicação em rede.

Disciplina de caráter formador, que visa introduzir o aluno ao ambiente de integração de sistemas no qual se insere o Engenheiro Mecatrônico. Trata de assuntos relativos ao desenvolvimento do aluno ao longo do curso com o objetivo de promover uma educação baseada em problemas de engenharia e permitir que os alunos apliquem seus conhecimentos no desenvolvimento de projetos, levando-se em consideração o perfil do Engenheiro a ser formado. O trabalho iniciado na disciplina tem prosseguimento nas disciplinas denominadas Problemas de Engenharia Mecatrônica.