Disciplinas Interdepartamentais – Engenharias Elétricas (PCS - PEA - PSI – PTC)
A disciplina em questão tem como foco o desenvolvimento das competências definidas para o curso de Engenharia Elétrica (Projeto Piloto) nas proporções estabelecidas pelo projeto pedagógico. Para isso, os seguintes Objetivos de Aprendizagem foram estabelecidos: 1. Identificar principais componentes do sistema mecânicos; 2. Explicar diferentes tipos de esforços 3. Conhecer origem das propriedades dos materiais 4. Interpretar ensaios mecânicos 5. Comparar desempenho de diferentes materiais 6. Calcular esforços em barras 7. Selecionar e usar sistemas de fixação
A disciplina em questão tem como foco o desenvolvimento das competências definidas para o curso de Engenharia Elétrica (Projeto Piloto) nas proporções estabelecidas pelo projeto pedagógico. Para isso, os seguintes Objetivos de Aprendizagem foram estabelecidos: 1. Identificar componentes básicos, como resistores, capacitores, indutores, fixos e variáveis, relés e chaves, diodos, LED, transistor, fontes de corrente e tensão, suas características e valores 2. Explicar a diferença física entre condutor, dielétrico e semicondutor 3. Listar as condutividades / resistividades de diferentes condutores e dielétricos 4. Calcular a resistência elétrica para diferentes materiais e geometrias 5. Analisar os efeitos da temperatura na variação da resistência elétrica 6. Calcular a carga, corrente, tensão, potência e energia 7. Analisar analiticamente circuitos resistivos 8. Simular circuitos resistivos em ambiente spice 9. Aplicar técnicas de simplificação em circuitos resistivos 10. Explicar fisicamente a formação da junção PN 11. Identificar as regiões de operação da junção PN 12. Compreender o funcionamento de um diodo 13. Compreender o funcionamento de uma célula fotovoltaica 14. Calcular a eficiência de conversão solar/elétrica
A disciplina em questão tem como foco o desenvolvimento das competências definidas para o curso de Engenharia Elétrica (Projeto Piloto) nas proporções estabelecidas pelo projeto pedagógico. Para isso, os seguintes Objetivos de Aprendizagem foram estabelecidos: 1. Conhecer sistemas de numeração computacionais e praticar a conversão entre eles (min. binário e hexadecimal). 2. Entender o funcionamento do transistor MOS como chave e relacionar com portas lógicas. 3. Entender um circuito digital (combinatório e sequencial) e relacionar com sistemas embarcados. 4. Entender o funcionamento interno de um microcontrolador. 5. Identificar um microcontrolador em um sistema embarcado. 6. Entender espaço de endereçamento e periféricos mapeados em memória. 7. Conhecer e enumerar as ferramentas de desenvolvimento de sistemas embarcados. 8. Conhecer os padrões e normas aplicáveis no desenvolvimento de sistemas embarcados, assim com aspectos éticos e sociais. 9. Entender o funcionamento de um compilador (cross) e aplicar em sua própria compilação. 10. Programar um sistema embarcado, entender o conceito de simulação baseada em plataforma e, 11. Analisar os resultados de uma simulação. 12. Conhecer os sistemas operacionais embarcados, conceito de real-time e decidir (5) qual o melhor para um projeto. 13. Praticar entrada e saída paralela. 14. Conhecer a conversão AD e usá-la em um microcontrolador. 15. Entender a comunicação serial síncrona e assíncrona e projetar uma serial. 16. Comparar famílias de microcontroladores e decidir qual o mais adequado para um projeto de sistema embarcado. 17. Projetar (e executar o projeto) um sistema embarcado (i.e. controlador solar, carro PID). 18. Avaliar projetos de sistemas embarcados (e.g. casos (estudo), avaliação dos demais colegas).
A disciplina em questão tem como foco o desenvolvimento das competências definidas para o curso de Engenharia Elétrica (Projeto Piloto) nas proporções estabelecidas pelo projeto pedagógico. Para isso, os seguintes Objetivos de Aprendizagem foram estabelecidos: 1. Implementar Gestão de Tempo em projetos de engenharia 2. Implementar diferentes técnicas de esboço de peças mecânicas 3. Aplicar Design Thinking na concepção de soluções de engenharia 4. Identificar e classificar os usuários e stakeholders de soluções de engenharia. 5. Levantar as necessidades de usuários e stakeholders 6. Levantar Benchmarkings tecnológicos 7. Modelar e simular montagens mecânicas em 3D 8. Identificar tipos de protótipos e definir o protótipo mais adequado para a situação de projeto 9. Implementar prototipagem rápida para testar a viabilidade de projetos conceituais 10. Aplicar técnicas de fabricação para a realização de protótipos
Fornecer ao aluno compreensão das atividades em engenharia no que se refere a identificar necessidades e demandas, enunciar problemas, propor e avaliar alternativas de solução. Auxiliar no desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias aos projetos de engenharia elétrica, tais como: trabalho em equipe, planejamento, coordenação e execução de atividades, desenvolvimento de comunicação oral e escrita, criação de alternativas e critérios para decisões, considerando aspectos técnicos, econômicos, sociais, ambientais e relativos a segurança; realização de escolhas e julgamentos e adoção de postura acadêmica ética. Introduzir conceitos e desenvolver atividades práticas para dar apoio à execução de projetos de engenharia elétrica. Realizar projetos de engenharia elétrica.
Fornecer ao aluno compreensão das atividades em engenharia no que se refere a identificar necessidades e demandas, enunciar problemas, propor e avaliar alternativas de solução. Auxiliar no desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias aos projetos de engenharia elétrica, tais como: trabalho em equipe, planejamento, coordenação e execução de atividades, desenvolvimento de comunicação oral e escrita, criação de alternativas e critérios para decisões. Introduzir conceitos básicos de eletricidade e eletrônica de modo a desenvolver atividades práticas para dar apoio à execução de projetos de engenharia elétrica e fornecer embasamento prático para a continuação de suas atividades em Engenharia Elétrica.