EAD6050 - PEA – Plano de Ensino e Aprendizagem
Tecnologias Aplicada ao Processo de Ensino-Aprendizagem e Gestão de Programas Educacionais



 

DisciplinaMudança Organizacional

♦ Docentes responsáveisEdilson Santos; Erica Fernanda; Paulo César

♦ Carga horária 8 horas


♦ Objetivos de Aprendizagem:

1.       Compreender os conceitos e fundamentos iniciais de mudança organizacional, explicando as formulas, microfundamentos e modelos de mudanças organizacionais.

2.       Aplicar os conceitos fundamentais e microfundamentos, exemplificando em estudos de casos sobre transformação organizacional.

3.       Apresentar os fundamentos, vantagens e desvantagens de cada modelo de transformação organizacional, elaborando um seminário.


♦ Estruturação da Disciplina:

Temas que serão abordados durante o curso:

• Fórmula da mudança

• Introdução a mudança organizacional

• Desafios gerenciais

• Modelos de mudança organizacional

• Transformação organizacional

• Modelos de mudanças processual e descritivos

• Reflexão sobre os modelos de mudanças – vantagens e desvantagens


♦ As aulas serão estruturadas a partir de duas etapas:

AULA 1 -  Introdução a mudança organizacional

                • Etapa 1 - Discussão e reflexão sobre a introdução a mudança organizacional

                • Etapa 2 - Apresentação dos modelos de mudanças e desafios gerenciais

 AULA 2 – Seminários e estudos de mudança organizacional

                • Etapa 1 – Discussão sobre modelos de mudanças processual e descritivos, e apresentação do seminário sobre modelos de mudanças organizacionais 

                • Etapa 2 – Continuação das apresentações dos modelos de mudanças organizacionais e reflexão sobre os modelos  apresentados, suas vantagens e desvantagens.


 Avaliação da Aprendizagem

• A – Participar de todas as atividades ativamente, responder aos quizzes, e apresentar o seminário demonstrando domínio sobre o tema abordado;

• B – Participar das atividades ativamente, responder aos quizzes, e apresentar o seminário; 

• C – Participar de parte das atividades, responder parte dos quizzes, e apresentar o seminário;

• R – Não participar das atividades, não responder aos quizzes e não apresentar ao seminário. 


Descrição das atividades que integram a avaliação da aprendizagem

Data de entrega

Peso

1.Quizz sobre a fórmula de mudança - Moodle

16/04/2024

15%

2.Quizz sobre a dinâmica da mudança - Gimkit

16/04/2024

15%

3.Seminário sobre os modelos de mudanças organizacionais

23/04/2024

50%

4.Participação em aula

16/04/2024 e 23/04/2024

20%


♦ Feedback para os estudantes:

Os estudantes receberão, ao final do curso, comentários e notas em relação aos quizzes e aos seminários apresentados via Moodle.

 

 


Última atualização: terça-feira, 16 abr. 2024, 17:07