Planejamento do Curso
EAD6050 - PEA – Plano de Ensino e
Aprendizagem
Tecnologias Aplicada ao Processo de
Ensino-Aprendizagem e Gestão de Programas Educacionais
♦ Disciplina: Mudança Organizacional
♦ Docentes responsáveis: Edilson Santos; Erica Fernanda; Paulo César
♦ Carga horária: 8 horas
♦ Objetivos de Aprendizagem:
1. Compreender os conceitos e fundamentos iniciais de mudança organizacional, explicando as formulas, microfundamentos e modelos de mudanças organizacionais.
2. Aplicar os conceitos fundamentais e microfundamentos, exemplificando em estudos de casos sobre transformação organizacional.
3. Apresentar os fundamentos, vantagens e desvantagens de cada modelo de transformação organizacional, elaborando um seminário.
♦ Estruturação da Disciplina:
Temas que serão abordados durante o curso:
• Fórmula da mudança
• Introdução a mudança organizacional
• Desafios gerenciais
• Modelos de mudança organizacional
• Transformação organizacional
• Modelos de mudanças processual e descritivos
• Reflexão sobre os modelos de mudanças – vantagens e desvantagens
♦ As aulas serão estruturadas a partir de duas etapas:
AULA 1 - Introdução a mudança organizacional
• Etapa 1 - Discussão e reflexão sobre a introdução a mudança organizacional
• Etapa 2 - Apresentação dos modelos de mudanças e desafios gerenciais
AULA 2 – Seminários e estudos de mudança organizacional
• Etapa 1 – Discussão sobre modelos de mudanças processual e descritivos, e apresentação do seminário sobre modelos de mudanças organizacionais
• Etapa 2 – Continuação das apresentações dos modelos de mudanças organizacionais e reflexão sobre os modelos apresentados, suas vantagens e desvantagens.
♦ Avaliação da Aprendizagem
• A – Participar de todas as atividades ativamente, responder aos quizzes, e apresentar o seminário demonstrando domínio sobre o tema abordado;
• B – Participar das atividades ativamente, responder aos quizzes, e apresentar o seminário;
• C – Participar de parte das atividades, responder parte dos quizzes, e apresentar o seminário;
• R – Não participar das atividades, não responder aos quizzes e não apresentar ao seminário.
Descrição das atividades que integram a avaliação da aprendizagem |
Data de entrega |
Peso |
1.Quizz sobre a fórmula de mudança - Moodle |
16/04/2024 |
15% |
2.Quizz sobre a dinâmica da mudança - Gimkit |
16/04/2024 |
15% |
3.Seminário sobre os modelos de mudanças organizacionais |
23/04/2024 |
50% |
4.Participação em aula |
16/04/2024 e 23/04/2024 |
20% |
♦ Feedback para os estudantes:
Os estudantes receberão, ao final do curso, comentários e notas em relação aos quizzes e aos seminários apresentados via Moodle.