Apresentação e Resumo

Para aferir se conseguiu se apropriar dos conceitos principais da disciplina Gravitação, proponho como atividade final da disciplina a construção de uma peça de divulgação científica que trata de um dos assuntos que vimos neste semestre.

A produção: uma peça de divulgação científica, tratando de um episódio na história da ciência (de preferência na astronomia, matemática ou física, nos períodos que estudamos).

Mídia e linguagem: mídia digital como infográfico, artigo de revista, uma linha de tempo, texto jornalístico, vídeo curto (Youtube ou TikTok), podcast (áudio digital). A linguagem é jornalístico ou didático, com público alvo alunos de ensino médio ou adultos.

Dedicação: de 4 a 6 horas para a produção, 2 horas para a avaliação da produção dos seus pares

Prazos: 23 (IME) e 25 (IF) de novembro para entrega da produção, 28 (IME) e 30 (IF) de novembro para avaliação dos pares

Prazos: 6 (IME) e 8 (IF) de dezembro para entrega da produção, 11 (IME) e 13 (IF) de dezembro para avaliação dos pares

O trabalho é individual.

Construção da sua produção

A ideia geral é criar um conteúdo de divulgação científica. Para ilustrar o que tenho em mente, veja este vídeo clássico do Carl Sagan, onde explica como Eratóstenes inferiu o raio da Terra . Assim como este exemplo, há muitas coisas que aprendemos na escola, mas que simplesmente aceitamos, sem saber como cientistas chegaram a este conhecimento. Um conteúdo de divulgação científica idealmente:

  • surpreende, se trata de algo científica que não é óbvio;
  • não simplesmente despeja a "Verdade" segunda a Ciência, mas ao vez disso tente dialogar com o público leigo;
  • é baseado em autoridade científica, onde há consenso numa comunidade de especialistas.

Um conselho geral é se colocar na posição de um leigo de boa-fé, e tentar imaginar quais "concepções alternativas" ou erros conceituais uma pessoa razoável poderia ter, e tentar mexer nos conceitos a partir deste ponto.

Assuntos e Fontes

Possíveis assuntos incluam (só alguns exemplos, veja também as fontes abaixo para ideias):

  • tópicos da antiguidade, suas cosmologias, as razões de achar que a Terra é redonda, as razões de não acreditar no modelo heliocêntrico, o início da matemática em Babilônia, astrologia vs astronomia (e como os campos passaram a divergir)
  • o tamanho do sistema solar e como determinar (agora e historicamente), eclipses, evolução de instrumentos como telescópicos
  • ciência e tecnologia na idade média, na cultura árabe, centros de conhecimentos e cientistas no mundo islâmico, astronomia dos Mayas, ciência e conhecimento da natureza das culturas originárias
  • vida e contribuições de cientistas conhecidos da revolução científica como Copérnico, Galileu, Kepler, Descartes, Huygens ou Newton (para matemáticos: Leibniz, Cardano)
  • gravitação, queda livre, foguetes e satélites, o sol, as planetas...

Seu conteúdo terá que ser baseado em referências. Há uma distinção entre fontes primárias (os textos originais), secundários (textos acadêmicos, enciclopédias ou outras fontes com autoridade reconhecida que falam sobre os assuntos em questão) e terciários (popularizações, divulgação em meios jornalísticos). Para fins deste trabalho, não devem usar fontes primárias (não é um trabalho acadêmico), devem usar preferencialmente fontes secundários, podendo usar fontes terciárias de forma excepcional, se consegue argumentar que o autor é de reconhecido valor e confiável.

Veja algumas recomendações:

Entradas no Wikipédia podem ser usados para uma pesquisa inicial, desde que verifique também (algumas das) fontes na seção "Referências".

As publicações do grupo do Prof. Ivã Gurgel do IF

Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Revista da área de ensino que sempre teve a tradição de valorizar debates histórico-epistemológicos. Recentemente criou uma seção específica para este fim.

Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF) . Mantida pela Sociedade Brasileira de Física, trata de temas gerais de Física e Ensino de Física. Conta também com uma seção de História da Física em que trabalhos mais focados no conteúdo científico predominam.

Ciência e Sociedade Revista editada pelo CBPF que publica artigos de divulgação, históricos e aqueles com caráter mais internalista, na medida em que busquem uma relação com a sociedade de uma forma geral.

Revista Brasileira de História da Ciência: Mantida pela Sociedade Brasileira de História da Ciência, publica trabalhos sobre todas as ciências e técnicas e tem perfil de História Social/Cultural.

O acervo do IF, repositório digital contendo o Arquivo do Departamento de Física da FFCL/USP, com 1.670 documentos entre 1932 e 1967, e o Fundo Mario Schenberg com 1.622 documentos, entre 1922 e 1990

Formato

A sua produção vai ser avaliado por seus colegas, provavelmente num celular ou laptop. Deve, portanto, estar em algum formato digital. Veja mais algumas considerações e possibilidades:

  • Para formatos textuais, não deixe passar de 2 ou 3 páginas. Ilustrações são bem-vindos. Pode entregar em PDF.  Uma ideia seria escrever um texto de divulgação científica como se fosse para uma revista como e.g.  Revista Galileu ou este exemplo em Super Interessante. Repare o formato bem padronizado destas revistas: manchete, "lede" (frase resumindo), imagem ilustrativa, texto. 
  • Um timeline bem-feito pode incluir não somente eventos e datas, mas também geografia, links para páginas relevantes. Pode entregar em PDF ou talvez um formato de imagem, mas timelines interativos vão ficar online, em algum site ou plataforma provavelmente. Uma busca por "timeline online" retorna muitos resultados.
  • Uma imagem como um meme ou infográfico pode ser entregado em formatos comuns como .png, .jpg ou .gif. Canva poderia ser uma ferramenta para fazer infográficos. Se entregar um meme, cuidado que o tempo dedicado esperado é 4-6 horas, não entregue algo simples demais.
  • Um podcast (áudio) pode ser entrego numa plataforma como soundcloud ou em forma de um arquivo como .mp3 ou .ogg mesmo. Uma possibilidade é fazer um monólogo. Outra é fazer uma entrevista com um especialista (se tiver acesso a um) ou entrevistar seu sobrinho, com você no papel de especialista.
  • Para vídeos, Youtube e TikTok são plataformas e apps convenientes. Com certeza existem outras possibilidades, tanto para hospedagem do vídeo, como para a produção. Tenham certeza que o link que vai entregar é de acesso público.

Avaliação por pares

Vai avaliar o trabalho de 5 dos seus colegas. Após o envio serão sorteados 5 trabalhos para você avaliar, com ajuda de uma chamada "rubrica", um conjunto de critérios. Além de dar uma nota para cada trabalho, pedimos escrever um pequeno retorno (duas ou três frases) com elogios ou críticas construtivas. Terá até o final da segunda-feira (IME) ou quarta-feira (IF) seguinte para avaliar os 5 envios.

Receberá duas notas: um para o envio (a média das notas dos 5 colegas que avaliaram seu trabalho) e outra para a qualidade do seu retorno (isso é para incentivar retornos engajados, não vale simplesmente dar 10 para todo mundo)

Como pode imaginar, esta dinâmica torna o envio no prazo extremamente importante. Envios atrasados não participarão do processo de avaliação por pares!

Nota final

A responsabilidade para a nota final é minha. Em princípio, não devo mexer muito na nota dado pelos pares, mas certamente verificarei outliers (para cima ou para baixo). Todos os trabalhos serão acessados por me o monitor da disciplina. Lembre que vai receber também uma nota referente à sua participação do processo de avaliação dos pares. Levarei em conta a seriedade com que deu retornos aos seus colegas.

Observação sobre o que é considerado "plágio" em meios acadêmicos

É óbvio que não pode simplesmente usar o trabalho de outras pessoas e passar como se fosse seu. O que é menos óbvio, mas considerado muito errado da mesma forma, pelo menos em meios acadêmicos, é copiar pequenos trechos para compor seu trabalho, mesmo citando a fonte.

A regra geral é: sempre escreve suas próprias palavras. Não é esperado que faz um trabalho completamente original e há valor no próprio ato de escolher e juntar informações de várias fontes. MAS: não basta copiar e colar, mesmo pequenos trechos, mesmo se dá a fonte em algum lugar. Se usar material de outros, deve indicar isso claramente, deixando visualmente claro o que é seu e o que é (um trecho) dos outros.

Em caso de imagens ou material áudio-visual é ainda mais complicado começar "do zero". É legítimo fazer algo novo a partir de material dos outros. Mas deve indicar sempre, de forma destacada, de quem é o material que usou.

Observação sobre o uso de IA generativo

É válido fazer uso de ferramentas de escrita como ChatGPT. Porém, permanece o princípio que você é responsável pelas suas palavras. As palavras finais e desenvolvimento da argumentação devem ser suas. Antes de tudo, deve ser honesto e respeitar seu leitor.  Por exemplo, se fez uso de IA generativo, deve declarar isso de alguma forma. Não deve simplemente copiar e colar parágrafos ou até textos inteiros. Checa tudo e faça a produção final ser sua mesma. 

Última atualização: sexta-feira, 24 nov. 2023, 09:19